quarta-feira, 27 de março de 2013

ESTADO DECRETA EPIDEMIA DE DENGUE EM CAMPOS E REGIÃO


O Estado decretou epidemia de dengue para o município de Campos. A epidemia atinge 42 municípios em todas as regiões do Rio de Janeiro. Já são 2.488 casos confirmados, sendo 1.520 casos clínicos epidemiológicos, ou seja, que possuem a suspeita da doença. Desse total, 35 casos são hemorrágicos suscetíveis a complicações.

Os números foram divulgados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (27 de março), na Secretaria de Saúde Municipal. Estiveram presentes representantes da Vigilância Sanitária, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do Centro de Referência da Dengue (CRD), da secretaria de governo e de serviços públicos. A garantia é que ações de prevenção e conscientização sejam intensificadas para a redução desses índices.

Também foram notificados 23 casos graves nos municípios de São João da Barra, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e Cardoso Moreira. A secretaria estadual de saúde também decretou estado de epidemia para o Rio de Janeiro. Foram confirmados 64.343 casos, entre eles três óbitos, em Magé, Volta Redonda e Itaocara. Em 2012, no mesmo período, foram notificados 48 mil casos, ou seja, 2013 possui cerca de 20 mil casos a mais.

Entre 35 a 40% da população ainda insiste em não abrir o portão de suas casas para os agentes do CCZ. Em sete dias a larva eclode e se alastra. Por isso não foram divulgados os bairros de maior incidência, pois esse levantamento não é o que determina onde há maior foco. A falta de conscientização do vizinho pode causar danos a uma família inteira.

Novas ações de promoção da saúde e prevenção da dengue foram realizadas em instituições de ensino de Campos, nesta quarta-feira (27). Equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreu escolas estaduais, José do Patrocínio, no Parque Leopoldina; Benta Pereira, no Jardim Carioca; e Rotary II, em Custodópolis, para orientar alunos e professores sobre a importância da eliminação de materiais que acumulam água e podem abrigar larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Também haverá trabalho de pulverização em ônibus interestaduais e intermunicipais.
 
 
 
Fonte: Terceira Via