sábado, 23 de março de 2013

ENCONTRO HISTÓRICO DOS PAPAS FRANCISCO E BENTO XVI


(Osservatore Romano/AFP)

O papa Francisco e o papa emérito Bento XVI se abraçaram ao se encontrar neste sábadona residência apostólica de Castel Gandolfo, onde o antecessor do atual pontífice vive desde que renunciou, em 28 de fevereiro. O encontro entre dois papas, um reinante e outro emérito, é inédito na história do catolicismo.

Francisco chegou de helicóptero e foi recebido pouco depois do meio-dia por Bento XVI. Ambos usavam vestes brancas. Bento XVI foi com uma singela batina. Francisco também portava a manta e a faixa dos pontífices.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, após se cumprimentarem no heliporto e caminharem até a residência papal, Francisco e Bento XVI foram a uma capela para rezar.

Bento XVI cedeu o lugar de honra a Francisco, e este o recusou, dizendo: 'Somos irmãos'. Depois, ambos rezaram de joelhos no mesmo banco. Numa biblioteca, eles conversaram a sós por 45 minutos, antes de seguir para o almoço.

Os assuntos a serem discutidos são muitos em uma igreja de 1,2 bilhão de fiéis: a "nova evangelização", as perseguições contra os cristãos, a reforma da Cúria, as divisões internas, os escândalos envolvendo dinheiro e sexo, incluindo os terríveis casos de pedofilia.

Fonte: VEJA