quarta-feira, 27 de março de 2013

134 ANOS DEPOIS, SJB REALIZA PROCISSÃO DO FOGARÉU

(Fotos: Paulo Pinheiro)
Mesmo com a chuva da noite desta terça-feira, 26, a Procissão do Fogaréu reuniu centenas de fiéis. A procissão não acontecia no município desde 1879 e faz parte das diretrizes da política de ‘Memória Cultural’, desenvolvida pela coordenação geral de Cultura de São João da Barra. o evento teve o apoio da Irmandade de São João Batista.

A procissão representa a perseguição dos soldados romanos a Cristo. Ao todo, 60 pessoas se vestiram com trajes épicos representando os soldados e seguiram em procissão pelas ruas da cidade carregando tochas acesas. Por onde a procissão passou, às luzes da cidade ficaram apagadas.

A Igreja Matriz de São João Batista representou o Jardim das Oliveiras, onde Jesus foi encontrado e preso pelos soldados. Quando o grupo chegou à igreja procurando por Jesus, o padre Gustavo Ribeiro dos Santos, que interpretou Cristo, perguntou: "A quem buscais?". O grupo respondeu: "A Jesus, o Nazareno". Em seguida, o padre disse: "Sou eu”.

Ele teve as mãos amarradas e foi levado para a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, cenário que representou a prisão de Jesus. Junto com o padre, um estandarte pintado com a imagem de Jesus representou o Cristo.

Segundo Jorge Renato Amaral, 24, secretário da Irmandade de São João Batista, o tamanho da imagem pintada do estandarte representa a altura exata do Cristo, segundo o Sudário de Turim. “A imagem foi pintada com a mesma altura de Jesus, 1m83”, afirmou.

No Brasil, poucas cidades ainda mantêm a tradição desta procissão. A mais conhecida acontece na cidade de Goiás Velho.
Fonte: SJB online