quarta-feira, 9 de julho de 2025

Moda que aquece: vitrines fervem no inverno petropolitano



Com mínimas que não passam dos 11°C nos próximos dias e previsão de temperatura ainda mais baixa nas madrugadas, Petrópolis está vivendo um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos — e quem agradece é o comércio. A temporada, que chegou mais cedo este ano, já impulsiona as vendas de roupas e calçados típicos da estação, criando um cenário animador para o setor varejista, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis.


Nas vitrines do Centro e dos distritos, o que se vê é um desfile de peças pesadas: casacos de lã, couro, gorros, luvas e cachecóis ganham espaço nas araras. Nas sapatarias, o destaque absoluto são as botas — em todos os estilos, tamanhos e cores. A combinação entre frio persistente, variedade de peças e reposição de estoques tem mantido o fluxo de consumidores em alta.

Rua Teresa

“O inverno veio forte e não deu trégua. E isso se reflete diretamente nas vendas. As pessoas estão indo às ruas em busca de roupas quentes, e o comércio está preparado, com coleções novas e também com o que sobrou da última temporada. Algum estoque parado também está indo embora”, avalia Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (Abit), a expectativa é que o número de peças vendidas neste inverno cresça 5% em relação ao ano passado, com aumento de 10% no faturamento. A projeção nacional é de mais de 2,2 bilhões de itens comercializados, superando R$ 109 bilhões em receita. Os dados reforçam a percepção de que a estação, apesar de curta, é uma das mais importantes para o setor.


Shopping Petrópolis

“O inverno sempre foi estratégico para o comércio de moda, mas quando o frio chega com antecedência e se prolonga, como tem acontecido este ano, o impacto é ainda mais positivo. Petrópolis tem essa vocação natural para a moda outono-inverno, e os lojistas sabem aproveitar a oportunidade”, afirma Cláudio que aponta que a projeção da Abit pode ser conquistada em Petrópolis.

No segmento calçadista, a previsão da Abicalçados, que representa a indústria do setor no país, é manter os números do ano passado: cerca de 280 milhões de pares vendidos no inverno — o que representa quase 30% das vendas anuais.

Shopping Vilarejo

Em Petrópolis, esse comportamento também se reflete no entusiasmo dos lojistas. A renovação das vitrines tem sido constante, com novidades chegando semanalmente para atender à demanda. Itens em tricô, peças em lã batida, couro ecológico e botas de cano alto voltaram ao topo da lista de desejos dos consumidores.

O bom momento do comércio de moda em Petrópolis também é impulsionado pelo fluxo de visitantes que a cidade tem recebido durante o inverno. Festivais como a Bauernfest, o MotoFest e o Festival Sesc de Inverno atraem turistas de diferentes regiões, que além de aproveitarem a programação cultural, aproveitam para comprar roupas e calçados típicos da estação. “O turismo de eventos movimenta não só a rede hoteleira e gastronômica, mas também o varejo. Quem vem a Petrópolis no frio quer levar um pouco desse clima com estilo — e isso se traduz em vendas”, destaca Cláudio Mohammad.

Estação Locanda

Para a CDL Petrópolis, o momento é a hora de aproveitar oferecendo diferencial, qualidade e bom atendimento. “A cidade respira moda no inverno. Temos a tradição, o clima e a criatividade dos nossos empreendedores. É um momento de retomada e otimismo para o setor, e a CDL segue atenta, incentivando ações que impulsionem ainda mais as vendas”, completa Cláudio Mohammad.