sábado, 27 de fevereiro de 2016

SANTA CASA DE CAMPOS NÃO REALIZA CIRURGIA POR FALTA DE MATERIAL

(Foto: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
As reclamações relacionadas à saúde de Campos parecem não ter fim e o caos parece se tornar cada vez maior, diante de tantos problemas e descasos. Na manhã desta sexta-feira (26/02), a equipe do Site Ururau recebeu uma denúncia, desta vez do Hospital Santa Casa de Misericórdia, onde pacientes enfartados estariam esperando há vários dias por stent, muito usado no tratamento de angioplastia.

O stent é um tubo minúsculo, expansível e em forma de malha, feito de um metal como o aço inoxidável ou uma liga de cobalto. Os stents são usados para devolver um ritmo próximo ao normal ao fluxo sanguíneo da artéria coronariana.

Ana Cristina Carvas da Silva, de 64 anos, sofreu um enfarto no dia sete deste mês, sábado de Carnaval, e até a presente data espera pela chegada do material e ainda corre o risco de receber alta sem o devido tratamento médico.

“É muito triste você ver um amigo ou um familiar esperando por um material hospitalar durante tanto tempo. Eu já sofri enfarto e sei como é sofrido. Ela teve 60% do enfarto do miocárdio, já fez o cateterismo, mas ainda espera pela chegada do stent”, disse Sérgio Alves, um amigo da paciente.

Ainda de acordo com o Sérgio, a diretoria do hospital teria alegado aos responsáveis pelos pacientes que eles terão que esperar a chegada do stent e que ainda não há previsão.

A equipe de reportagem tentou contato com a junta interventora da Santa Casa, mas não obteve êxito. Como a unidade está sob interveção da Prefeitura de Campos, através do Decreto 272/2015 de 20 de outubro, o Ururau também buscou uma resposta junto ao Poder Público que respondeu, por meio de nota, que "quando o paciente é admitido num hospital, o responsável por ele é o diretor técnico da unidade que dispõe de uma Junta Interventora, para geri-la".


A nota informa ainda que "Conforme estabelecido na contratualização da Gestão Plena de Saúde, a compra de material, pagamento dos funcionários e acolhimento aos usuários são de responsabilidade dos hospitais conveniados ao SUS. Na última semana, a Santa Casa de Misericórdia recebeu mais R$ 3 milhões de recursos municipais e federais, aproximadamente. Nos últimos cinco anos, o hospital recebeu cerca de R$ 200 milhões". 












Fonte Ururau