segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

MORRE O RADIALISTA VALDEBRANDO SILVA, AOS 78 ANOS


Valdebrando Carvalho Silva, 78 anos, ex-vice-prefeito de Campos e radialista, morreu na manhã deste domingo (21), após quase um mês de internação com problemas cardíacos. Com mais de 50 anos de profissão, tornou-se conhecido pelo programa “Oração da Ave Maria”, que apresentava todos os dias, às 18h. Na política, Valdebrando foi vereador por dois mandatos e vice-prefeito, elegendo-se em 1984, na chapa que tinha Zezé Barbosa como prefeito. O velório ocorreu na Gruta do Menino Jesus de Praga, que ele construiu com a ajuda dos amigos e da comunidade, no início da rua Gil de Góis. Já o sepultamento aconteceu por volta das 16h30, no cemitério do Caju. Cerca de 250 pessoas, entre amigos, colegas de trabalho e familiares se despediram de Valdebrando. A notícia foi publicada nos blogs “Na Curva do Rio”, da jornalista Suzy Monteiro, e “Valvulado e a Luz”, do jornalista Antunis Clayton. A generosidade do “moço de fé”, como Valdebrando era conhecido, foi lembrada por vários amigos.

Amigo de Valdebrando, Joilson Barreto, 67 anos, falou sobre a vida política do radialista. “Foi vereador de 1976 a 1982, quando o mandato ainda era de seis anos, e vice-prefeito também nos anos 1980. Como vereador, foram vários projetos e requerimentos. Sempre foi muito atuante, muito prestativo”, relatou.

O radialista Nilson Maria também esteve no sepultamento. Às lágrimas, Nilson contou que trabalhou com Valdebrando em três emissoras de rádio na cidade. “Trabalhamos juntos na Continental, Cultura e Difusora, mas em períodos diferentes. Conversava com ele diariamente. Como radialista, era de uma voz metálica, um homem muito bom de improviso. Na hora de seus programas, gostava de ficar sozinho no estúdio de rádio”, falou Nilson Maria, que lembrou a generosidade do “moço de fé”.

Também amigo de Valdebrando, Watson Tavares, 71 anos, ressaltou: “O trabalho dele sempre foi comunitário acima de tudo. Ele teve dificuldades de conseguir uma cadeira de rodas para a mãe dele. Depois que conseguiu, começou a fazer isso pelas pessoas”.

Amigos lamentam perda do “generoso”

Valdebrando Carvalho Silva foi descrito por vários amigos como “generoso”. O presidente do sindicato dos Ferroviários Aposentados e Pensionistas de Campos, Jacó Costa Martins, 85 anos, destacou que Valdebrando ajudou membros do sindicato por várias vezes. “Ele sempre nos amparou com fornecimento, por exemplo, de cadeiras de rodas e camas hospitalares. Teve uma história maravilhosa. Fiquei muito triste com a morte de Valdebrando. Sou amigo dele há mais de 50 anos”, disse Jacó, finalizando: “Vim dar o último adeus a meu amigo”.

Tesoureiro do mesmo sindicato, Antônio José da Silva, 75 anos, também utilizou a palavra generosidade para descrever Valdebrando. “Sempre nos ajudou da forma que podia. Prestou muitos serviços para as comunidades campistas. Era um homem que se preocupava muito com as pessoas e uma pessoa muito querida”, relatou.

Para Watson Tavares, a Fundação Menino Jesus de Praga é um grande exemplo da solidariedade do “homem de fé”. “A Menino Jesus de Praga é uma sociedade sem fins lucrativos que visa doações principalmente de cadeiras de rodas. É um trabalho muito bonito”, disse.







Fonte: Folha da Manhã