quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CÂMARA DE CAMPOS: MOSQUITO E BRINDES NA PAUTA

(Fred Machado - Foto: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
A Câmara de Campos realizou sessão na tarde de ontem e contou com os primeiros debates após a volta das “férias”. Na pauta, um projeto enviado pelo gabinete da prefeita Rosinha Garotinho (PR) com medidas para combate ao mosquito e outro projeto que autoriza o sorteio de brindes para quem pagar o IPTU em cota única. Na tribuna, oposicionistas, governistas e “independentes” deixaram bem claro que os debates em 2016 serão longos e com muitos pontos de vista.

Na discussão sobre o mosquito, a oposição apontou a demora do governo para agir. “Em junho de 2013 foi sancionado pela prefeita Rosinha Garotinho (PR) um projeto de minha autoria que institui estado de alerta contra a dengue e dispõe sobre a prevenção e controle da transmissão e a atenção primária à Saúde nos casos de dengue no Município de Campos e dá outras providências. Agora, quase três anos depois, o governo apresenta um projeto bem parecido. Fica nítido que não levam em consideração o que é apresentado pela oposição”, disse o vereador Fred Machado (PPS). Posteriormente, o vereador Jorge Magal (PR) usou a tribuna e afirmou que falta estrutura para combater o mosquito. Segundo Magal, o próprio chefe do CCZ admite que falta estrutura. “Essa denúncia e grave. A Saúde teve mais de R$ 500 milhões em 2015 e falta estrutura? Falta veneno para matar o mosquito? Estão borrifando água na casa das pessoas?”, indagou o vereador Marcão (PT).

Outro longo debate foi sobre um projeto enviado pela prefeita Rosinha que autoriza o sorteio de brindes para quem pagar o IPTU em cota única. Porém, a oposição destacou que, ao contrário dos anos anteriores, a Prefeitura reduziu de 10% para 5% o desconto para quem paga em cota única. “É mais uma manobra do governo. Tirou o desconto de 10%, passou para 5%, e veio com esse papinho de brinde”, disse o vereador José Carlos (PSDC).

Vice-presidente da Câmara, o vereador Thiago Virgílio (PTC) disse que a oposição tenta “jogar para a galera”. “Querem confundir as pessoas. Este projeto é para estimular o pagamento do IPTU e ajudar o município a honrar seus compromissos”, comentou. O vereador Mauro Silva (PT do B) explicou que “não era possível dar um desconto maior do que 5% neste momento”.

“Se falar 50% do que sei, essa casa cai”

O vereador Nildo Cardoso (PSD), líder da bancada de oposição, usou a tribuna da Câmara para disparar forte contra o secretário de Governo Anthony Garotinho (PR). “No sábado ele foi para o rádio, mais uma vez, e apresentou uma espécie de escolinha do professor Raimundo. Citou o meu nome várias vezes e falou coisas sem o mínimo sentido. Mas quero deixar claro que se bater, vai levar. Se falar 50% do que eu sei a casa vai cair”, disse Nildo, revelando um encontro com o ex-presidente do PR em Campos, o empresário Wladimir Garotinho. “Estava almoçando e vi ele se encontrava no restaurante. Fui lá e disse que o pai dele não pode falar o que der na telha. As pessoas precisam usar os meios de comunicação para falar verdades”, comentou Nildo.

Durante a sessão de ontem também foi aprovado o requerimento que muda o horário das sessões da Câmara. “O novo horário das sessões, as terças e quartas, será às 8h30. Como é um ano eleitoral, vamos realizar as sessões mais cedo, já que existem articulações sobre nominatas e uma campanha que promete ser dura pela frente”, disse Edson Batista (PTB), presidente da Câmara.










Fonte: Folha da Manhã