terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

COLÉGIO DE ATAFONA, EM SÃO JOÃO DA BARRA PEDE SOCORRO

(Foto: Reprodução Facebook)
Colégio Estadual Doutor Newton Alves, de Atafona, pede socorro. Em post nas redes sociais, nesta segunda-feira (22), uma aluna da unidade aponta diversos problemas no prédio que precisa de uma solução urgente por parte do Governo do Rio. As tristes imagens – principalmente para este blogueiro, aluno e colaborador do Cedna entre 2001 e 2007 – mostram salas desativadas (seriam três salas nessa situação) após a queda de forros e telhas quebradas. Em nota enviada na tarde desta terça-feira (23), a secretaria de Estado de Educação informou que enviará uma equipe para avaliar os danos (confira os detalhes aqui).

A estudante que levou o assunto para as redes sociais relata ainda outros problemas. Segundo ela, tem “parede caindo os pedaços, pichadas, um visual horrível”. A quadra,, hoje está sem as grades de proteção e não pode, sequer, ser utilizada.


A segurança é outro ponto que preocupa. Segundo a estudante, não há porteiro ou guarda na unidade escolar. Vale lembrar que no ano passado policiais militares revezavam plantão no Colégio, mas este ano não são mais vistos. O portão de entrada, de frente para Praça da Penha, não abre mais. Os alunos entram e saem pelo portão dos fundos, que dá acesso à Carmelita Moraes Nascife.

A aluna relata ainda que das dez salas de aula do Colégio, três estão interditadas. Telhas e tomadas estão quebradas, fios expostos. Segundo ela, os aparelhos de ar-condicionado não funcionam e existe uma sala com superlotação, atualmente com mais de 40 alunos.

A qualidade da alimentação oferecida também é criticada, enquanto os profissionais que atuam na unidade São elogiados. “Nossa merenda tá uma pouca vergonha e além de tudo os professores perderam o direito de uma refeição na escola, isso é uma injustiça com quem está lá todos os dias para nos dar o ensino do qual não temos nada a reclamar”.

O espaço está aberto à direção do Colégio, caso queira emitir um posicionamento. À secretaria de Estado de Educação os questionamentos e denuncias foram encaminhados por e-mail e já obtivemos resposta (aqui).

Confira a íntegra da nota enviada pela secretaria de Estado de Educação:

“A Secretaria de Estado de Educação enviará uma equipe da Empresa de Obras Públicas (Emop) ao Colégio Estadual Doutor Newton Alves, em São João da Barra, para analisar a extensão do dano. De acordo com a Diretoria Regional Norte Fluminense, em virtude das recentes chuvas, o forro de três salas de aula da unidade escolar cedeu. Por precaução e para garantir a segurança dos estudantes e funcionários, essas três salas não estão sendo utilizadas.

Para que os alunos não fiquem sem estudar, a Regional já está trabalhando em conjunto com a unidade escolar na elaboração de estratégias de reposição de conteúdos, a partir de atividades autorreguladas, que são planos de estudos que devem ser acompanhados pelos coordenadores pedagógicos, professores articuladores e direção escolar. Paralelamente, estão sendo analisados espaços alternativos dentro da própria escola, como o Laboratório de Informática, para atender aos estudantes, até que a situação seja resolvida.

Ainda de acordo com a Diretoria Regional Norte Fluminense, há em todas as salas de aula da unidade, pelo menos, um aparelho de ar-condicionado em funcionamento. Para os aparelhos com defeito, a direção já solicitou o devido reparo à empresa responsável pela manutenção.

A Seeduc ressalta que a informação referente à alimentação não procede. Os repasses de verba destinados a essa finalidade estão sendo feitos normalmente e a merenda servida segue rigorosamente o cardápio exigido pela Secretaria.

Da mesma forma, os repasses de verba de manutenção também estão sendo feitos regularmente. Com esses recursos, já foram trocados vidros, fechaduras, portas, tampas de vaso, tampa de fossa e caixa de gordura. Além disso, também foram adquiridos fogão, máquina copiadora, bomba e outros equipamentos”.






Fonte: Blog do Arnaldo Neto