domingo, 5 de julho de 2015

MÃES RECLAMAM DE ATRASO DE LEITE NEOCATE

(Foto: Ralph Braz)
O atraso na entrega do leite Neocate para crianças que têm alergia alimentar, mais uma vez, causou transtorno às mães que necessitam do produto. Elas contaram que o prazo para entrega, que é realizada quinzenalmente, teria vencido ontem, porém, pela manhã quem compareceu à Secretaria de Saúde teria recebido uma quantidade insuficiente do produto. As mães relataram, ainda, que funcionários da unidade teriam informado que o número de latas do Neocate seria insuficiente na unidade, sem previsão para a entrega. Na próxima segunda-feira, elas prometem fazer um ato às 13h em frente a Secretaria de Saúde.

A dona de casa, Grayciane Moraes, 30 anos, mãe de Ana Carolina, 4 anos, e Letícia, 7 meses, falou sobre os problemas enfrentados devido ao atraso. “Minha filha mais velha tem Alergia ao leite de vaca (APLV), além de não poder consumir alimentos feitos de soja, glúten e conservantes, por ter crise respiratória e vômitos. A minha mais nova, sofre do mesmo problema, e se ficar sem o leite ela começa a ter alergias sérias. Eu acabo gastando dinheiro que não tenho com antibióticos”, disse.

Ainda segundo as mães, na Secretaria de Saúde, funcionários não saberiam dar um prazo correto para a entrega do leite. “Quando algumas mães foram à Secretaria na último dia 1º, eles as mandaram retornar no próximo dia 06, já algumas que foram no dia 02 foram informadas que talvez no próximo dia 09 ou 10 conseguissem receber o Neocate”, contou Thaís Leitão Dias, 23 anos.

A secretaria de Saúde realizou todos os trâmites administrativos para aquisição de fórmulas especiais de nutrição, incluindo Neocate, que vêm sendo distribuídas ao longo do ano. Os lotes recebidos no mês de junho estão sendo distribuídos, de modo que nenhum paciente cadastrado fique sem atendimento. Todos os pacientes que compareceram esta semana estão sendo acolhidos e orientados para retornar nas próximas semanas para receber os lotes. (B.C.)




Fonte: Folha da Manhã