quarta-feira, 10 de setembro de 2014

RIO PARAÍBA: SJB PASSARÁ POR INTERVENÇÕES EMERGENCIAIS DEVIDO A SALINIDADE

( Fotos: Ralph Braz)
Durante a reunião, a diretora de Gestão das Águas e Territórios, Rosa Formiga, confirmou as intervenções emergenciais em São João da Barra. O nível do Paraíba no município, que normalmente é de 4,20 m, está em 2,20m, com alguns pontos chegando a 1,80m. O rio, há alguns anos, vem mudando seu curso no Pontal de Atafona e, quando a maré enche, acontece o fenômeno de intrusão salina — o mar avança para dentro do rio. No início do mês de agosto, a Cedae implantou a primeira medida emergencial: reativou um poço de 20l/s, capacidade equivalente a 25% da demanda de todo o município. Agora será feita uma dragagem no Paraíba do Sul e, mais tarde, o deslocamento do local da captação atual para o outro braço do rio. A próxima reunião acontecerá dia 30, às 14h, também através de vídeo-conferência, na Firjan.

De acordo com o diretor do Comitê do Baixo Paraíba, João Siqueira, a reunião de segunda-feira foi “histórica”.

— Foi a primeira vídeo-conferência e foi uma conquista do Comitê e assim faremos até o final do ano, sempre na sede da Firjan. Também estiveram presentes Luiz Mário Concebida, da Firjan, Genilson Coutinho, da Asflucan, e o professor Carlos Resende, da Uenf, que reafirmou o apoio para as ações, inclusive na questão da salinidade em São João da Barra — informou.

Começou a valer a 0h desta quarta-feira (10) a divisão da redução da vazão do rio Paraíba do Sul: dos 5m³/s reduzidos desde o último dia 1º, 2 m³/s irão para Guandu — atendendo a cidade do Rio de Janeiro — e 3m³/s para o baixo Paraíba – para atender aos demais municípios. A decisão foi tomada segunda-feira (8), durante a primeira reunião através de vídeo conferência com a Agência Nacional de Águas (ANA), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e os comitês do Baixo e Médio Paraíba e valerá até 30 de setembro, quando termina a vigência da Resolução 1.309, que reduziu a vazão afluente à barragem de Santa Cecília, no rio Paraíba do Sul, de 165m³/s para 160m³/s.


No último dia 1º foi publicada a Resolução 1.309, que é parte do acordo firmado entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, que dividem a bacia, em reunião dia 18 de agosto, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da ANA, Vicente Andreu, além de representantes de outras instituições interessadas, na sede do Ministério do Meio Ambiente. De acordo com a ANA, a redução busca preservar os estoques de água disponíveis no reservatório equivalente da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, composto pelos barramentos de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil. A redução iniciada dia 1º é em caráter experimental e foi publicada em função da seca que atinge a região Sudeste.



Fonte: Folha da Manhã | Blog Pense diferente