domingo, 14 de setembro de 2014

SCOOBY-DOO E SUA TURMA COMPLETAM 45 ANOS


Não tem jeito! Scooby-Doo, Salsicha, Velma, Daphne e Fred estão marcados na mente de todo mundo. Você não deve conhecer ninguém que nunca tenha visto, pelo menos, um episódio de algumas das várias séries que os personagens já tiveram. As aventuras, um misto de terror levinho com comédia, fazem qualquer um parar para dar aquela assistida. Ainda mais quando tem convidados especiais famosos, como aconteceu em uma das temporadas em que apareciam Cher, Batman, Robin, entre outros. Fato é que Scooby-Doo é quase sinônimo do estúdio da dupla de criadores William Hanna e Joseph Barbera. Engraçado, atrapalhado, desengonçado e medroso, Scooby chega a 45 anos de vida e ainda continua em produção. 

Hanna e Barbera estão à frente do projeto que surgiu em 13 de setembro de 1969, mas o cachorrão dinamarquês (também chamado de dogue alemão) surgiu da ideia de Fred Silverman, chefe de programação da CBS na época. Ele queria um desenho que fosse uma junção de comédia e mistério e quem colocou a mão na massa de fato foram Joe Ruby e Ken Spears, que já haviam trabalhando em outras produções da casa como Os Flintstones e Os Jetsons. O projeto original chegou a se chamarMysteries Five, com Fred, Daphne, Velma e Salsicha como protagonistas. O cachorrão completaria o quinteto, mas serviria apenas como um mascote. Tudo mudou quando os produtores resolveram colocar Scooby um pouco à frente das ações. O nome do personagem canino surgiu a partir da música “Strangers in the Night”, clássico na voz de Frank Sinatra. Num trecho da canção Sinatra canta “dooby dooby doo doo doo doo”, uma coisa levou à outra e chegamos até “Scooby-Doo”. O visual da turma de aventureiros foi desenvolvido pelo animador Iwao Takamoto, um dos mais requisitados e competentes da época e que trabalhou em diversas séries da Hanna-Barbera.


Com tudo isso definido, naquela dia 13 de setembro de 1969 chegou à CBS a série animada Scooby-Doo, Where Are You!, com seus dezessete episódios na primeira temporada e mais oito no segundo ano. Deu muito certo. Os quatro humanos e seu cachorro de estimação cruzavam os Estados Unidos num furgão com a pintura com temas hippies e com a o nome “The Mystery Machine” aplicado à lataria. Essa turma andava por pântanos, castelos, portos, cidadezinhas distantes do interior e sempre se envolvia com algum caso escabroso que tinha uma criatura horrenda capaz de amedrontar a todos. Mas como o desenho não tinha a intenção de ser um terrorzão, a coisa acabava descambando para a comédia com cenas bem engraçadas protagonizadas principalmente por Salsicha e Scooby. E, claro, o “fantasma” era sempre alguém fantasiado pronto para dar um golpe e levar uma grana por fora. O plano era destruído pelos garotos. Houve uma terceira temporada que estreou apenas em 1978 e teve seus episódios divididos em Scooby-Doo, Where Are You! e outra leva foi ao ar sob o título de Scooby-Doo Show. 

Os personagens foram tão bem sucedidos que a Hanna-Barbera começou ela mesma a criar imitações. Tanto que nos anos seguintes surgiram outras séries como Goober e os Caça-Fantasmas, Bicudo, o Lobisomem, O Fantasminha Legal e outras que tinham adolescentes e animais que procuravam solucionar casos mal assombrados. Já nesta primeira série, as características de cada personagem estavam bem marcadas: Fred era o líder sabichão, Velma a geniazinha, Vela era a bonitinha em perigo, Salsicha era o desencanado (e medroso) e Scooby era o cão bonachão e esfomeado. Aliás, Salsicha também sempre tinha fome.



Fonte: O Capacitor