(Foto: Ralph Braz) |
Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (10/03) pelo governador Sérgio Cabral a reforma do prédio do Solar do Barão da Lagoa Dourada e do prédio escolar, que abrigam o Liceu de Humanidades de Campos. Durante a inauguração o governador anunciou sua saída do governo no final do mês.
Na inauguração, estiveram presentes o governador do estado Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo, os deputados estaduais Roberto Henriques (PSD) e João Peixoto (PSDC); o secretário estadual de educação, Wilson Rosolia e de Transportes, Julio Lopes; o vice-prefeito de Campos, Doutor Chicão, representando a prefeita Rosinha Garotinho; o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Antônio Carlos Sabino, e chefe do estado maior do 6º Comandanto de Policiamento de Área (CPA), coronel Lúcio Flávio Baracho e demais autoridades da região.
De acordo com dados atualizados da secretaria de obras do estado, foram investidos R$ 8,8 milhões na reforma e restauração do prédio que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan).
(Fotos: Carlos Grevi/ Ururau) |
Para a diretora geral,Celina Barbosa a obra irá beneficiar não só os alunos, mas a cidade.“Fizeram a restauração do solar e a reforma do prédio escolar. Essa reforma não é só para o Liceu, é para o município”, disse a diretora, afirmando que o prédio histórico será aberto para visitação mediante agendamento.
As obras duraram cerca de um ano e três meses e algumas séries tiveram que ser deslocadas para outras escolas. O solar conta com oito espaços que foram reformados, mantendo a característica original. No prédio escolar foram reformadas 32 salas de aula, além de laboratórios, biblioteca, auditório, mini-auditório, e a quadra esportiva.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia foi uma obra difícil pela complexa característica histórica e artística do prédio. “Esse foi um trabalho difícil para planejar, também não foi uma obra barata, foi demorada e complicada porque tivemos que conciliar tempo de obra e aula. Uma obra como essa fez muita diferença, esse prédio é uma obra de arte que merece ser cultivada e mantida”.
O governador Sérgio Cabral disse que a obra é para ser utilizada pela população. “Nós estamos hoje comemorando o resgate da educação e da história. O prédio vai ser utilizado não só para os alunos, ex-alunos, professores, mas por toda população”, afirmou.
Em meio a inauguração, o governador disse que estará a frente governo do estado até o final do mês e em abril o vice-governador Pezão irá assumir o cargo. A saída se dá porque o governador pretende disputar uma vaga para o senado nas próximas eleições."Estou encerrando meu último mês a frente do estado", afirmou Cabral.
Também marcaram presença na inauguração, lideranças políticas como o presidente da Fenorte (Fundação Estadual do Norte Fluminense) Nelson Nahim; os prefeitos de São Francisco do Itabapoana, Pedrinho Cherene (PSC), de Cardoso Moreira, Gegê Cantarino (PRB), de São Fidélis, Luiz Fenemê e de São João da Barra, José Amaro, “Neco” (PMDB), além dos ex-prefeitos de Campos, Arnaldo Viana, presidente municipal do PDT e Sérgio Mendes, presidente do diretório municipal do PPS, e o vereador e presidente do PMDB em Campos, Nildo Cardoso.
Fonte: Ururau