Mostrando postagens com marcador governador Sérgio Cabral. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador governador Sérgio Cabral. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ex-governador Sérgio Cabral é preso pela PF na Zona Sul do Rio


A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta (17), o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral sob a acusação de cobrança de propina em contratos com o poder público. O ex-governador foi alvo de dois mandados de prisão preventiva, um expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, e outro pelo juiz Sergio Moro, em Curitiba. Além de Cabral, outras nove pessoas tinham sido presas até as 7h30.

Uma das operações é Calicute, considerada um braço da Operação Lava-Jato no Rio, que tem como base a delação premiada do empresário Fernando Cavendish. A esposa de Cabral, Adriana Ancelmo, também é alvo de condução coercitiva por essa operação. A outra ação é da Lava-Jato, que teve como base a delação da Andrade Gutierrez e da Carioca Engenharia.

Por volta das 6h50, um carro saiu da garagem do ex-governador e muitas pessoas que estavam na porta tentaram invadir o local e gritavam pela prisão dele. Para sair do local, a polícia chegou a jogar spray de pimenta.

A ação tem o objetivo de investigar o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, cujo prejuízo estimado é superior a R$ 220 milhões.

No início da manhã também foi preso o assessor de Cabral, Wagner Jordão Garcia, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ao todo, a polícia visa cumprir 38 mandados de busca e apreensão, 8 de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 14 conduções coercitivas.

A polícia chegou à casa de Cabral, no Leblon, Zona Sul do Rio, por volta das 6h. Cabral e os outros acusados são suspeitos de receber propina em troca da concessão de obras públicas como a reforma do Maracanã e a construção do Arco Metropolitano.

A investigação teve como ponto de partida as delações de Clóvis Primo e Rogério Numa, executivos da Andrade Gutierrez, feitas no âmbito do inquérito do caso Eletronuclear. Os dois revelaram à força-tarefa que os executivos das empreiteiras se reuniram no Palácio Guanabara, sede do governo, para tratar da propina e que houve cobrança nos contratos de grandes obras. Só a Carioca Engenharia comprovou o pagamento de mais de R$ 176 milhões em propina para o grupo.

O mandado expedido pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, visa cumprir, de forma coordenada, 14 mandados de busca e apreensão, 2 mandados de prisão preventiva e 1 mandado de prisão temporária.


Fonte: G1

segunda-feira, 10 de março de 2014

GOVERNADOR INAUGURA REFORMA NO LICEU, EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (10/03) pelo governador Sérgio Cabral a reforma do prédio do Solar do Barão da Lagoa Dourada e do prédio escolar, que abrigam o Liceu de Humanidades de Campos. Durante a inauguração o governador anunciou sua saída do governo no final do mês.

Na inauguração, estiveram presentes o governador do estado Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo, os deputados estaduais Roberto Henriques (PSD) e João Peixoto (PSDC); o secretário estadual de educação, Wilson Rosolia e de Transportes, Julio Lopes; o vice-prefeito de Campos, Doutor Chicão, representando a prefeita Rosinha Garotinho; o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Antônio Carlos Sabino, e chefe do estado maior do 6º Comandanto de Policiamento de Área (CPA), coronel Lúcio Flávio Baracho e demais autoridades da região.

De acordo com dados atualizados da secretaria de obras do estado, foram investidos R$ 8,8 milhões na reforma e restauração do prédio que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan).

(Fotos: Carlos Grevi/ Ururau)
Para a diretora geral,Celina Barbosa a obra irá beneficiar não só os alunos, mas a cidade.“Fizeram a restauração do solar e a reforma do prédio escolar. Essa reforma não é só para o Liceu, é para o município”, disse a diretora, afirmando que o prédio histórico será aberto para visitação mediante agendamento.

As obras duraram cerca de um ano e três meses e algumas séries tiveram que ser deslocadas para outras escolas. O solar conta com oito espaços que foram reformados, mantendo a característica original. No prédio escolar foram reformadas 32 salas de aula, além de laboratórios, biblioteca, auditório, mini-auditório, e a quadra esportiva.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia foi uma obra difícil pela complexa característica histórica e artística do prédio. “Esse foi um trabalho difícil para planejar, também não foi uma obra barata, foi demorada e complicada porque tivemos que conciliar tempo de obra e aula. Uma obra como essa fez muita diferença, esse prédio é uma obra de arte que merece ser cultivada e mantida”.

O governador Sérgio Cabral disse que a obra é para ser utilizada pela população. “Nós estamos hoje comemorando o resgate da educação e da história. O prédio vai ser utilizado não só para os alunos, ex-alunos, professores, mas por toda população”, afirmou.


Em meio a inauguração, o governador disse que estará a frente governo do estado até o final do mês e em abril o vice-governador Pezão irá assumir o cargo. A saída se dá porque o governador pretende disputar uma vaga para o senado nas próximas eleições."Estou encerrando meu último mês a frente do estado", afirmou Cabral.

Também marcaram presença na inauguração, lideranças políticas como o presidente da Fenorte (Fundação Estadual do Norte Fluminense) Nelson Nahim; os prefeitos de São Francisco do Itabapoana, Pedrinho Cherene (PSC), de Cardoso Moreira, Gegê Cantarino (PRB), de São Fidélis, Luiz Fenemê e de São João da Barra, José Amaro, “Neco” (PMDB), além dos ex-prefeitos de Campos, Arnaldo Viana, presidente municipal do PDT e Sérgio Mendes, presidente do diretório municipal do PPS, e o vereador e presidente do PMDB em Campos, Nildo Cardoso.


Fonte: Ururau