terça-feira, 22 de janeiro de 2013

OBAMA FAZ JURAMENTO SOBRE AS BÍBLIAS DE LINCOLN E LUTHER KING


(Foto: Carolyn Kaster / AP)

O presidente dos EUA, Barack Obama, inovou nesta segunda-feira (21) ao prestar o juramento de posse do segundo mandato.

Além de jurar com a mão sobre a Bíblia do ex-presidente Abraham Lincoln, ele usará outra Bíblia, do líder de direitos civis Martin Luther King.
Já o livro de King era usado pelo líder negro para preparar sermões durante suas viagens pelo país nos anos 1960.Obama já havia usado a Bíblia de Lincoln em sua primeira posse, em 2009.

A Bíblia de Lincoln foi usada na primeira posse presidencial, em 1861.

Dirigindo-se nesta segunda-feira, das escadarias do Congresso, a cerca de 800 mil pessoas, Obama afirmou que os EUA só terão cumprido sua tarefa quando mulheres, negros e imigrantes tiverem as mesmas oportunidades dos demais americanos e fez História ao ser o primeiro presidente a defender, num discurso inaugural, o casamento entre homossexuais. Ele convocou a população a se engajar na luta pelos ideais de fundação da democracia americana, para forçar a ação política em meio à polarização extrema entre os partidos, e advogou um papel ativo do governo. Obama destacou a reforma do sistema de imigração, a preservação dos programas sociais nas negociações fiscais e a liderança dos EUA no enfrentamento de mudanças climáticas como pontos-chave de seu governo.


Fonte: O Globo