quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

RESTRIÇÃO A CAMINHÕES NA SUBIDA DA SERRA EM PETRÓPOLIS, A PARTIR DE FEVEREIRO

(BR-040, subida da serra  de Petrópolis/ foto: Roque Navarro)

A partir de 8 de fevereiro, na sexta-feira que antecede o carnaval, caminhões com três eixos ou mais não poderão trafegar pela subida da Serra de Petrópolis, em trecho da BR-040, em determinados horários de sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, de acordo com resolução publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A medida tem o objetivo de melhorar o fluxo de tráfego em direção à Região Serrana fluminense pela Rio-Petrópolis e reduzir o risco de acidentes nesse trecho da BR-040, administrado pela Concer.

Articulada pela Secretaria de Transportes do Estado em parceria com a Concer, ANTT e Polícia Rodoviária Federal, a restrição de horário ao tráfego de veículos de carga funcionará entre o km 101, logo no começo da subida da serra, em Duque de Caxias, e o km 82, próximo ao Pórtico do Quitandinha, em Petrópolis.

A restrição a partir de 8 de fevereiro vai vigorar às sextas-feiras e vésperas de feriado das 16h às 22h. Aos sábados, caminhões com três eixos ou mais estarão proibidos de trafegar na subida da serra entre 8h e 14h. O caminhoneiro que desrespeitar a restrição estará sujeito à multa. A fiscalização da Polícia Rodoviária Federal contará com o auxílio de aparelhos de monitoramento eletrônico capazes de identificar os veículos pela placa, já instalados em trechos da subida da serra.

A resolução 3.997, publicada pela ANTT no Diário Oficial da União de 24 de janeiro, regulamentou a restrição aos veículos de carga na Serra de Petrópolis. A medida não se aplica a veículos precedidos de batedores; veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento; veículos de socorro e emergência; veículos de polícia, de fiscalização e operação de trânsito; veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento; motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos, ainda que com "side car" ou reboques acoplados; caminhonetes e camionetas; veículos tipo automóvel, caminhonete e camioneta com reboque ou semi-reboque acoplados; veículos em transporte de animais vivos e veículos em transporte de cargas perecíveis. Em dezembro, a ANTT realizou uma audiência pública em Petrópolis para receber sugestões do público sobre a aplicação da medida restritiva.


Fonte: Tribuna de Petrópolis