terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ABERTURA DE CANAL ALAGA CASAS EM CAMPOS

(Fotos: Silvana Rust)

De acordo com a Defesa Civil de Campos, 500 famílias foram atingidas pelo alagamento das casas no bairro Vila Menezes, no distrito de Cambaíba. Nesta terça-feira (22 de janeiro), uma equipe permanece no local para monitorar a área. O problema teria sido provocado pela abertura de uma comporta do canal Cambaíba, de ligação com o rio Paraíba, que passa próximo à localidade. A medida foi tomada pelo Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, para abastecer os agricultores da região da baixada, que sofriam as consequências da estiagem na região.

Com a abertura do canal, a água do rio invadiu as manilhas que passam no bairro e inundou as casas. O problema, que teria começado na quarta-feira (16), se agravou já que a água do esgoto das residências também transbordou.

Uma barragem de dois metros e meio foi construída pela Defesa Civil, no acesso à comunidade. O órgão também utiliza uma bomba de drenagem no local.

“A bomba está ajudando a diminuir o nível da água na comunidade. O Inea prometeu reparar o problema ainda hoje. Caso contrário, nós vamos providenciar o fechamento da comporta” disse o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.

Moradores reclamam dos prejuízos, já que a água atingiu o interior das casas. Uma família deixou o local e foi para a casa de parentes.


Fechamento da comporta do Canal


Na manhã desta terça-feira (22) os técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) encontraram dificuldades para fechar a comporta de escoamento de água do Rio Paraíba, que provocou a inundação das casas na Vila Menezes, em Cambaíba. De acordo com o responsável pelo setor de monitoramento de recursos hídricos do Instituto do Meio Ambiente (Inea), o engenheiro Paulo Jorge, alguma coisa está atrapalhando o fechamento Ele assegurou que os operários estão contruindo uma espécie de "tampão" e que até o meio da tarde a comporta estará fechada.


“Nós abrimos a comporta para atender aos produtores rurais da baixada que estavam com dificuldades por causa da seca. Foi na semana passada, quando o Rio Paraíba estava baixo. Depois o nível subiu e encheu o canal, que estava muito sujo, e então transbordou. Os moradores foram atingidos porque a água saiu pela vala na lateral”, explicou Paulo Jorge. O engenheiro admitiu ainda que o “trabalho de manutenção não chegou a tempo”, por isso, o canal transbordou.



Fonte: Terceira Via