Todo semestre há uma enxurrada de denúncias de favorecimentos e apadrinhamentos para concessão das Bolsas Universitárias no município, por parte dos requerentes sanjoanenses.
A mais recente foi a de 2023, onde o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou um inquérito civil para apurar supostas irregularidades na concessão de bolsas universitárias em São João da Barra (SJB). O inquérito foi aberto em agosto de 2023 após denúncias de concessão indevida de bolsas para alunos que não atenderiam aos critérios de renda.
O que foi investigado
Irregularidades na concessão de bolsas:
O MPRJ investigou se houve falhas na análise dos critérios de elegibilidade para a concessão de bolsas de estudo para cursos superiores, incluindo medicina.
Critérios de renda:
Uma das principais linhas de investigação é a possível concessão de bolsas para alunos que não se enquadram nos critérios de renda estabelecidos pelo município.
O município de São João da Barra se manifestou sobre o assunto, afirmando que as denúncias são infundadas.
Em março de 2024 o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) arquivou o inquérito civil público contra o governo de São João da Barra (RJ), sobre suposta irregularidades na concessão de bolsas de estudo, por “inexistência de prova idônea, produzida no curso da investigação”.
Pelo que acabamos de assistir, teremos mais uma ação no Ministério Público, a respeito das denúncias recorrentes a respeito dos 'apadrinhamentos'.
Quem é da terrinha de Narcisa Amália, afirma que há vários contemplados, sendo filhos de empresários e vereadores, nomeados e de moradores de municípios vizinhos, não só da terra do chuvisco como o Dudu citou no vídeo.
Um dos motivos das denúncias se deve a falta de transparência, já que a divulgação dos contemplados, não consta o nome deles e sim apenas o número de inscrição. Vamos aguardar as cenas do novo capítulo dessa novela.