quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

SJB: Entrega de certificados de qualificação profissional



A GNA, a Prefeitura de São João da Barra e o Firjan/Senai promoveram na quarta-feira, 22, no Grussaí Praia Clube, a segunda formatura dos alunos que participaram do Programa de Qualificação Profissional. Nesta etapa, 106 formandos receberam o c
ertificado de conclusão dos cursos oferecidos gratuitamente nas áreas de Mecânica, Eletricidade, Construção Civil e Montagem Industrial. Durante a cerimônia, o diretor de implantação da GNA, Carlos Baldi, anunciou que as obras da segunda termelétrica, a Unidade Térmica de Energia (UTE) GNA II, têm início previsto para junho deste ano.

A primeira formatura do Programa de Qualificação Profissional aconteceu em agosto do ano passado, quando 223 alunos receberam os diplomas de conclusão dos cursos. Ao todo, 329 alunos se formaram e 201 profissionais foram contratados para trabalhar na GNA. A head de RH da GNA, Angela Serpa, destacou a participação feminina no Programa de Qualificação. 


"Temos um orgulho enorme deste processo de qualificação, que aumenta as chances de empregabilidade de moradores de São João da Barra. Com o apoio da Prefeitura de São João da Barra e da Firjan trouxemos as aulas para o município. Destacamos a participação das mulheres, incluindo uma turma de Solda exclusivamente feminina. Também tivemos mais de 20% de inscrições femininas", destacou. 

Para a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, o Programa de Qualificação Profissional representa o sucesso de uma parceria entre o poder público municipal e a iniciativa privada.

"Fico feliz de ver esta galera com mais oportunidades de conhecimento e, principalmente, por ver São João da Barra oportunizando cada vez mais empregos para os nossos munícipes. Destaco também a participação das mulheres nesta capacitação, principalmente na construção civil. As ações em conjunto com as empresas têm sido a diretriz da nossa política de empregabilidade e os resultados até aqui alcançados mostram sua eficácia", destacou.

O diretor de implantação da GNA, Carlos Baldi, anunciou durante a cerimônia que está previsto para o início de junho deste ano, o início das obras para a construção da UTE GNA II. 

"Quero aproveitar o momento para trazer uma grande notícia. Vamos começar as obras de construção da UTE GNA II no início de junho deste ano, trazendo mais empregos para a região. Esperamos que todos estejam atuando na construção deste importante empreendimento", destacou. 

Lançado em novembro de 2018, o Programa de Qualificação Profissional tem como objetivo qualificar os profissionais e garantir o maior número possível de trabalhadores da região na construção dos empreendimentos da GNA que integram o maior parque termelétrico da América Latina, no Porto do Açu, ou em outros projetos do entorno.

Os resultados do Programa de Qualificação renderam à GNA a indicação, como uma das finalistas, ao Prêmio Faz a Diferença, na categoria Desenvolvimento do Rio. A premiação é uma iniciativa do jornal O Globo em parceria com a Firjan e premia as empresas que mais fizeram a diferença em 2019.

Além da prefeita Carla Machado, a cerimônia de formatura também contou com a presença do Diretor de Sustentabilidade da GNA, Vicente Habib, representantes das empresas Andrade Gutierrez, Wellynson de Moura e da Acciona, Mario Lucio, o presidente da Firjan Norte Fluminense, Fernando Aguiar, e secretários municipais.





Fonte: Secom