quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Alerta de mau tempo em São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A Secretaria de Pesca e a Coordenação de Defesa Civil em São João da Barra estão em alerta pela possibilidade de mudança climática no município, com chuvas e ventos de 45 a 80 km/h, com rajadas, entre quinta-feira, 23, e sábado, 25 de janeiro, com base em nota emitida pela Marinha do Brasil.

A Estação Costeira de Apoio Marítimo (Escoam), vinculada à Secretaria de Pesca e que funciona 24h por dia, está emitindo comunicado aos pescadores de hora em hora no rádio VHF, canal 71, e pelos canais 13 (pesca de rede caida de fundo e superfície e rede de espera fixa); 18 (pesca de peroá e arrasto de camarão), 24 (pesca de cerco); 31 (pesca de linha oceânica - plataforma) e 37 (embarcações de outros municípios da região). Já a Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, está em alerta devido o aviso de mau tempo.

“Hoje abrirmos um canal de escoamento no mangue do Pontal, em Atafona, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, pensando em chuvas fortes que podem provocar alagamento. Estamos com bombas de sucção preparadas em caso de inundações em residências e os guarda-vidas em estado de alerta, prontos pra atuarem em ação conjunta”, explica o coordenador municipal de Defesa Civil, Wellington Barreto.

O secretário de Segurança Pública, Anderson Campinho, reitera que toda estrutura da pasta, incluindo a Guarda Civil Municipal, estará disponível à Desesa Civil caso haja necessidade.

A nota da Marinha do Brasil foi por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB).

– E essa mudança climática poderá vir acompanhada de um ciclone tropical em alto-mar. Por precaução, estamos reforçando junto às colônias de pescadores e comunidades aquaviárias o alerta para que evitem as atividades nesse período – destacou o delegado da Capitania dos Portos de São João da Barra, capitão-tenente Francisco Filho.





Fonte: Secom