segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Palácio de Cristal fica fechado a partir de segunda-feira para obras

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um dos pontos turísticos mais visitados e um dos símbolos de Petrópolis, o Palácio de Cristal será fechado a partir desta segunda-feira (27.01), mas por um bom motivo: a obra de reforma do atrativo está avançando e vai seguir agora para os jardins. Desde o ano passado, a empresa responsável pelo serviço já atua no local, com a reforma dos banheiros, e nesta segunda fase vai focar em toda a parte elétrica – que será refeita -, e ainda na troca do piso que fica na parte externa do Palácio. A previsão é de que o atrativo seja reaberto em 90 dias. O local não passava por uma grande reforma há mais de 20 anos.

Com mais de 2 milhões de visitantes por ano, principais equipamentos turísticos têm ganhado reforço na sua preservação graças à garantia de verbas federais que vêm através de emendas parlamentares. No caso do Palácio de Cristal, as obras de melhorias vão custar R$ 1.144.768,83, com maior parte do recurso proveniente de emenda parlamentar. Operários da empresa responsável pelo serviço, a Ponta do Céu Urbanização Construções e Paisagismo, trabalham atualmente na área dos banheiros, que ficará totalmente nova e acessível.

“O Palácio de Cristal é um patrimônio da nossa cidade e há anos não passava por uma reforma como esta. Ele é um importante equipamento turístico, que atrai muitos visitantes, então é fundamental para o setor. Mas é importante lembrar que, assim, estamos também preservando a nossa história, a história da nossa cidade. Essa é uma importante conquista para o município, conquistamos a verba federal e conseguimos tirar a reforma do papel”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Pelo atrativo, que completa 136 anos em fevereiro, passam milhares de pessoas por mês, chegando a 450 mil durante a Bauernfest, por exemplo. Além de banheiros novos, o Palácio também vai receber novas luminárias, um piso de fulget, também conhecido como granito lavado, que é um tipo de revestimento que deixa as pedras aparentes, e ainda terá a entrada reformada.

“É uma obra muito importante, que vai abranger todo o espaço dos jardins. Por isso é necessário que ele fique fechado neste período, até mesmo para evitar acidentes”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente. “Durante o Natal Imperial, o Palácio funcionou normalmente, mas nesta fase é importante que ele fique fechado. Este período vai valer a pena. Cuidar do patrimônio da nossa cidade e de seus equipamentos turísticos é fundamental”, completa.

Instalado na antiga Praça da Confluência, chamada pelos colonos alemães de Praça Koblenz, esse patrimônio do município, cuja estrutura pré moldada veio da França, inspirado no Palácio de Cristal de Londres, completa 136 anos no dia 02 fevereiro. Foi encomendado pelo Conde d’Eu, marido da Princesa Isabel, para receber exposições de flores, hortícolas e de pássaros. 






Fonte: Diário de Petrópolis