quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Nove pontos de apoio vão atender romeiros no Caminho de Santo Amaro

(Foto: Silvana Rust)
A Secretaria Municipal de Governo e demais órgãos da Prefeitura envolvidos com a 287ª Festa de Santo Amaro já têm tudo pronto para o apoio aos romeiros e atividades nas comemorações ao padroeiro da Baixada Campista. Iniciada no dia 5, com a programação religiosa, a festa tem seu ponto alto na romaria entre a noite do dia 14 e madrugada seguinte, no dia dedicado ao santo, quando acontecem diversas missas, a tradicional Cavalhada e show católico com o padre Max.

Leia também: A Fé Não Costuma Falhar: exposição mostra ex-votos a Santo Amaro / Show de Padre Max Barreto nesta quarta (15) em Santo Amaro / Fé e tradição: programação religiosa da 287ª Festa de Santo Amaro já começou.

— Equipes da Saúde vão atender nas nove tendas de apoio aos romeiros e todos os detalhes, como iluminação e transporte, dentre outros — esclarece a subsecretária de Governo, Daniela Tinoco.

Segundo a subsecretária, as tendas estão sendo montadas em praças públicas com sanitários ao longo dos 35 quilômetros da RJ-216 até Santo Amaro. Quatro ambulâncias, sendo duas UTIs, estarão de prontidão no trajeto, com uma delas percorrendo a extensão. Em todo o trecho, a iluminação foi checada e feitos pontuais reparos. No ponto da chegada dos romeiros, já na praça da igreja, uma tenda com profissionais de saúde foi montada para eventuais socorros.

Os postos são BPRv, Bugalho, Campo Limpo, Mineiros, Saturnino Braga, Ponto de Coqueiros, Baixa Grande, Boa Vista, Portal do Farol e vão funcionar a partir das 18h. Os postos de apoio próximo ao BPRV e do Portal de Farol vão funcionar até meia-noite; Bugalho e Boa vista, às 2h e os demais encerram as atividades de acordo com a diminuição do fluxo de romeiros. Todos os pontos vão contar com bags para a coleta seletiva. 

A programação religiosa começou no último dia 5, mas o maior movimento ocorre com a romaria e os festejos do dia 15, dia do Padroeiro, quando terá Alvorada, Missas a partir de 1h da madrugada, Desfile de Bandeiras, Cavalhada, Missa Campal, Procissão e show de encerramento com Padre Max e Banda.







Fonte: Secom Campos