segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Municípios mantêm alerta e nível de rios ainda preocupa Defesa Civil

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Municípios do Norte e Noroeste Fluminense atingidos pelas cheias dos rios, em consequência das fortes chuvas que afetaram os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, continuam em alerta. Ao todo, cerca de 15 mil pessoas estão fora de suas casas na região. Em Itaperuna, o corpo do jovem que pulou no rio Muriaé foi encontrado na altura do bairro Matadouro e a avenida Cardoso Moreira, por onde passa a BR 356, foi totalmente interditada, na manhã desta segunda-feira (27), para todos os veículos, exceto os que estão a serviço do poder público para auxiliar a população. Os rios Pomba, Carangola e Muriaé já apresentam diminuição de nível em municípios do Noroeste. O rio Paraíba do Sul, em Campos, que tem esses rios como afluentes, atingiu 8,94 metros. O transbordamento acontece quando o nível das águas chega a 10,40 metros. Também na cidade, dez famílias foram transferidas para abrigo em uma igreja e para residências de familiares e amigos, na localidade de Três Vendas, onde a BR 356 apresenta infiltração.

Porciúncula concentra o maior número de desalojados ou desabrigados na região: 4700, segundo o último levantamento realizado pelo município. O nível do rio Carangola, que chegou a 8,22m, caiu para 5,98, ainda acima da cota de transbordo que é de 5,20m.

Já a Defesa Civil de Cardoso Moreira está em estágio de alerta máximo. Às 8h, o nível do rio Muriaé, que corta a cidade e cuja cota de transbordo é 8 metros, estava em 10,73 metros. "Seguimos em vigilância, monitorando a situação do nível do rio nos municípios à montante. Defesa Civil em estágio de alerta máximo", informou.

A Defesa Civil de Italva, que segue monitorando o rio Muriaé, informou que, de acordo com a última medição, feita às 6h30 desta segunda, o nível das águas estava em 5,29 metros, totalizando 1,09 metros acima da cota de transbordo. “Houve aumento durante a madrugada, mas, neste momento, encontra-se estável. Continuamos em estado de alerta”, informou o órgão.

Já no município de Bom Jesus de Itabapoana, onde o rio também transbordou e invadiu ruas e casas, o prefeito Roberto Tatu decretou situação de emergência. Há 1,4 mil pessoas desalojadas e desabrigadas. Foi definido ponto facultativo, nesta segunda e terça (28), para todas as repartições da administração pública afetadas pelas chuvas. Entre os serviços suspensos, está a Clínica da Família. A unidade está com acesso impedido devido ao alcance das águas. A última medição, feita às 10h, indicou que a cota está em 5,05 metros, com redução de 95 centímetros nas últimas horas. 

Com 3 mil pessoas afetadas pela enchente do rio Pomba, Santo Antônio de Pádua registrou, nesta manhã, a diminuição do nível das águas e saiu da cota de transbordo (5 metros). De acordo com a Defesa Civil, a última medição indicou que o rio atingiu 4,85 metros. Estão sendo realizados trabalhos de limpezas das ruas, comércios e casas para que os moradores possam retornar à normalidade.

Em Laje do Muriaé, que contabiliza 60 desabrigados e 3220 desalojados, o nível do rio Muriaé, cujo transbordamento acontece em 5,15 metros, baixou mais de 50 centímetros, de acordo com informações da Defesa Civil. A medição exata não pôde ser feita porque, com a força das águas, a régua utilizada foi arrastada. O coordenador do órgão, Alexandro Vicente Fernandes, explicou que, na parte da mais baixa do município, as águas ainda estão 1,30 metros acima da cota de transbordo, mas a previsão é de que, sem chuvas na cabeceira do rio, o nível pode normalizar ainda nesta segunda.

— Quarenta por cento dos pontos alagados já estão voltando ao normal. Agora, estamos fazendo com que as pessoas voltem às suas vidas normais onde a água já baixou. Estamos auxiliando com medicamentos, limpeza, alimentos, água, colchão. A gente está ajudando a amenizar — explicou Alexandro.

Em Itaperuna, a cota do rio Muriaé baixou pela primeira vez, em vários dias, às 3h30 desta segunda-feira, quando começou a cair, em média, dois centímetros por hora. Duas mil e cem pessoas ainda não puderam retornar às suas residências. De acordo com a Defesa Civil do município, às 10h o nível do rio já havia diminuído 15 centímetros, registrando 5,84m contra os 5,99m verificados às 21h15 do domingo. A expectativa da equipe de monitoramento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil é de que essa queda de registros venha a ser constante, apesar das previsões de tempo nublado, com pancadas de chuvas isoladas e ventos fracos a moderados, com rajadas, nesta segunda-feira.

Já em Natividade, o nível do rio Carangola, nesta manhã, baixou para 5,50 metros, sendo 5,15 metros a cota-limite para transbordamento. De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Ademilson Gomes, há muita lama nas vias, algumas ruas permanecem interditadas e o serviço de limpeza foi iniciado. No bairro Liberdade, foram constatadas rachaduras em duas casas, que passarão por avaliação. A cidade contabiliza, no momento, 120 famílias desalojadas e sete desabrigadas.

Estradas - A Arteris Fluminense, concessionária que administra a BR 101, informou que também está monitorando o nível do rio Itabapoana, na divisa entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. "Caso o nível do rio atinja o tabuleiro da ponte, de acordo com nossos técnicos, como medida mitigatória de segurança e prevenção, a pista será fechada em ambos os sentidos, e rotas alternativas serão sinalizadas. Neste momento, o nível de água do rio Itabapoana está a 1,20m do tabuleiro da ponte", explicou a empresa em nota.

Prefeitura de Campos faz mudança de 10 famílias em Três Vendas

A Prefeitura de Campos, através das equipes do Grupo de Emergência em Alagamentos, já fez a mudança de 10 famílias de Três Vendas para a igreja da localidade e casa de familiares e amigos. A Prefeitura está atuando na localidade desde a tarde do último sábado (25), onde os trabalhos estão concentrados devido à cheia do Rio Muriaé. O nível do rio subiu consideravelmente nas últimas horas.

Segundo o major Leandro Paiva, da Defesa Civil Municipal, nesta segunda-feira (27) foi ampliada a força-tarefa em Três Vendas.

Desde sábado, foram colocados sacos de areia e utilizados 20 caminhões de terra em um trecho próximo ao dique do Canal da Onça. Uma retroescavadeira ajuda na colocação do material. A Prefeitura disponibilizou ainda caminhões para mudança dos moradores e providenciou abrigo provisório.

Os transtornos causados pela chuva começaram na noite de sexta-feira (24) quando Campos registrou chuva intensa com acumulado de 142,5mm desde quinta (23). A Defesa Civil Municipal atendeu chamados na Vila dos Pescadores, em Farol; Poço Gordo, Baixada Campista; Santo Eduardo, região Norte do município; Fundão, Jardim Carioca, entre outros.

DER-RJ com reforço nas áreas afetadas

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) atua, desde a última sexta-feira (24), quando começaram as fortes chuvas, no Norte e Noroeste Fluminense. O órgão afirmou que “engenheiros e equipes do departamento estão trabalhando em conjunto com as prefeituras locais, como de São Francisco de Itabapoana, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana, cedendo caminhões e retroescavadeiras para ajudar no que for necessário”.


Em balanço realizado nesta segunda-feira, o DER informou que as rodovias mais prejudicadas são a RJ 214, que liga os municípios de Natividade e Varre-Sai, e a RJ 230, no distrito de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana.

“Além da remoção de barreiras, o DER está cooperando com os municípios atingidos. É muito importante, num momento como este, que o estado esteja presente com todas as possíveis medidas de apoio à nossa população”, declarou o presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade.

Nível dos rios na manhã desta segunda

Rio Paraíba do Sul:
Campos — Nível de transbordo: 10,40m / atual: 8,94m
Rio Muriaé:
Italva — Nível de transbordo: 4,20m /atual: 5,29m
Cardoso Moreira — Nível de transbordo: 8m / atual: 9,80m
Laje do Muriaé — Nível de transbordo: 5,15m / atual: 7,55m (pela manhã de domingo. Não houve nova medição porque a régua foi danificada, mas nível diminuiu cerca de 50 centímetros na manhã desta segunda-feira)
Itaperuna — Nível de transbordo: 4,5m / atual: 5,89m
Rio Pomba:
Santo Antônio de Pádua — Nível de transbordo: 5m / atual: 4,85m
Rio Itabapoana:
Bom Jesus do Itabapoana — Nível de transbordo: 2,10m / atual: 5,05m
Rio Carangola:
Porciúncula — Nível de transbordo: 5,20m / atual: 5,98m 
Natividade — Nível de transbordo: 5,15m / atual: 5,50m

Rodovias afetadas:
— RJ 214: Equipes do DER removeram barreiras e estão trabalhando na contenção de um deslizamento de terra na borda da estrada para desvio de água. Local devidamente sinalizado e tráfego mantido;

— RJ 230: Houve remoção de barreiras e erosão na pista, que se encontra sinalizada. Os trabalhos de recuperação do asfalto começarão assim que as chuvas cessarem e a pista secar. O DER-RJ está cooperando com a Prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana para a desobstrução das barreiras

— RJ 116: Interditada por conta do transbordamento do rio. Tão logo cessem as chuvas ou o nível das águas diminua, o DER-RJ poderá atuar na recuperação do desvio de Areia Branca (municipal), que liga a rodovia à BR 356. Por meio de um plano de trabalho, assinado esta semana entre o departamento e o município, os serviços serão realizados assim que possível.







Fonte: Folha da Manhã