quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Motoristas ignoram interdição da Estrada dos Ceramistas em Campos

(Foto: Genilson Pessanha)
Enquanto não ocorre a licitação para a obra sobre uma ponte na RJ 238, mais conhecida como Estrada dos Ceramistas, motoristas ignoram os riscos, que levaram o Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) a interditar o local. As placas de sinalização foram retiradas e os condutores passam sobre o monte de terra colocado em uma das cabeceiras para continuarem encurtando o caminho. No Parque Aurora, na rua Mário Manhães de Andrade, trecho da Arthur Bernardes, para onde foi desviado o tráfego de veículos pesados durante a interdição, um semáforo foi danificado por um caminhão.

O DER-RJ, que desconhece a bandalha dos motoristas diante do perigo, informou em nota “a licitação para a recuperação da ponte na Estrada dos Ceramistas está marcada para o dia 22 de janeiro”. Ainda segundo o órgão, “a interdição da ponte foi para dar mais segurança dos usuários. Foi feita toda a sinalização vertical do lugar, indicando as rotas de desvio pela BR-101. Assim que detectou o risco de rompimento, o DER oficiou as prefeituras de Campos e de Macaé, e avisou o DNit, a ANTT e o BPRV, para que esses órgão também ficassem cientes do problema”.

No cruzamento da Visconde de Itaboraí com Mário Manhães de Andrade, um comerciante local, que não quis se identificar, disse que o tráfego de veículos altos na Arthur Bernardes é comum.

— Isso foi feito por uma carreta que, provavelmente, seguia para o porto. Depois das 22h não tem controle nenhum e eles passam aqui como querem, levando tudo que vêem pela frente, semáforo, árvores, tudo. Eles sempre passam por aqui depois de determinada hora, à noite — contou.

No momento em que estava no local, a equipe de reportagem flagrou um caminhão passando pelo local, na altura limite da estrutura do semáforo danificado.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “a Guarda Civil Municipal (GCM) faz fiscalização periódica com viaturas atendendo a demandas por denúncia. Uma fiscalização já está prevista para esta semana para coibir o tráfego de caminhões no local. Nesta quarta-feira (08) e quinta (09), equipes da GCM estarão atuando no local com a régua de medição, conforme agendado pela coordenação de trânsito”.







Fonte: Ascom