quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Qualificação profissional em São João da Barra na final de premiação


O Programa de Qualificação Profissional desenvolvido pela Prefeitura de São João da Barra, GNA e Firjan/Senai é um dos finalistas do Prêmio Faz Diferença, na categoria Desenvolvimento do Rio. A premiação – parceria entre o jornal O Globo e a Firjan – é um reconhecimento às empresas que mais fizeram a diferença em 2019. A votação é aberta ao público e segue até o dia 19 de janeiro. Para votar basta acessar a página do prêmio no site do jornal O Globo.(aqui). 

Criado em 2018, o Programa qualifica profissionais para garantir o maior número possível de trabalhadores da região na construção do parque termelétrico do Porto do Açu, o maior da América Latina e, também, em outros projetos do entorno. Para a prefeita Carla Machado, o Programa de Qualificação fortalece um dos principais objetivos da sua gestão: o aproveitamento da mão de obra local.

"Nossa preocupação é garantir que os munícipes tenham as mesmas chances de ocupação nos postos de trabalho dos empreendimentos no complexo portuário do Açu. Por isso, estamos em constante diálogo com as empresas do Porto. Desde 2017 retomamos parcerias de qualificação profissional visando a geração de empregos para os sanjoanenses", ressaltou.

O resultado do Programa foi um sucesso e 56% dos alunos que concluíram os cursos foram contratados para trabalhar nos empreendimentos da GNA. Este é apenas o primeiro passo. A GNA planeja para 2020 a segunda fase do programa de qualificação, para atender às obras de sua segunda termelétrica. A construção começa no ano que vem. Esta e outras iniciativas integram o quadro do Plano de Gestão Social e Ambiental da GNA para contribuir com o desenvolvimento social e econômico local. 

A procura de mulheres para os cursos na área de construção civil é outro fator importante do Programa. Mais de 20% das inscrições foram femininas. Diante do crescimento, a GNA criou uma turma exclusiva de soldadoras. Todas as alunas foram contratadas para as obras da GNA I. Ao todo, mais de 300 mulheres trabalham no empreendimento, ampliando a diversidade e inclusão de gênero no mercado de trabalho da região.