segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Concurso público de SJB conclui etapa de provas objetivas


O segundo dia das provas do concurso público de São João da Barra, no domingo, 19, foi tranquilo em todo o município. Funcionaram 16 locais de manhã e dois à tarde. Dos 5.418 candidatos inscritos, faltaram 23,6%, segundo balanço do Instituto IBDO, responsável pela aplicação das provas. No domingo anterior, dia 12, faltaram 24,5% dos 12.615 candidatos. O resultado preliminar da primeira etapa será divulgado no dia 7 de fevereiro. Os aprovados na prova objetiva para guarda municipal farão prova de aptidão física e haverá prova de títulos para os cargos de nível superior. O resultado final sai no dia 18 de março.

As provas deste domingo foram para agente de fiscalização de postura, agente de fiscalização de transporte público, auditor fiscal de tributos, auditor fiscal de obras, auditor fiscal de vigilância sanitária (especialidades I, II, III, IV e V), analista fiscal de meio ambiente (especialidades I,II, III, IV, V e VI), auditor fiscal de inspeção sanitária (especialidades I e II), engenheiro civil, contador e auditor municipal de controle interno. A maior relação candidato/vaga entre as provas do dia foi para agente de fiscalização de postura: foram 1.290 inscritos, um total de 215 candidatos por vaga. 

O cargo mais concorrido das provas deste domingo foi a escolha de Thamires Silva, 21 anos, moradora de São João da Barra. Ela é formada em marketing e trabalha como fotógrafa freelancer. "Busco uma estabilidade neste momento", disse a candidata, que pretende cursar administração de empresas. Ela disse que gostou da prova e está confiante.

Gustavo Caetano, 30 anos, morador de São Gonçalo, fez a prova para fiscal de postura. Ele é formado em jornalismo, mas trabalha como autônomo, na empresa do pai. "Fui bem na prova e acredito que consiga", afirmou o candidato, que viajou de carro com amigos da sua cidade que também se inscreveram no concurso. 

A secretária municipal de Administração, Karla Maia, esteve nos locais de realização das provas e informou que tudo transcorreu de maneira tranquila . "No domingo passado o movimento foi maior, porque havia mais candidatos participando, mas de um modo geral, para os dois dias desta etapa de provas objetivas, chegamos ao final positivamente, disse. 

“As aplicações das provas realizadas nos dias 12 e 19 transcorreram com muita tranquilidade. Houve grande viabilidade nos dois domingos, permitindo maior participação dos candidatos em cargos distintos. O concurso da Prefeitura de São João da Barra despertou o interesse de muitas pessoas, pois observamos a participação de candidatos de várias cidades e estados”, afirmou o coordenador de concurso do Instituto IBDO, Geovane Geraldo.

O concurso teve 18.033 inscritos no total, para cargos de nível médio e superior. São 87 vagas, sendo oito para portadores de necessidades especiais. Os salários variam de R$ 1.499,31 a R$ 3.807,19, mais gratificação por produtividade para auditor fiscal de tributos.







Fonte: Secom