domingo, 8 de julho de 2018

Workshop Cidades Empreendedoras em São João da Barra


(Foto: Paulo Pinheiro)
O workshop de lançamento do programa Cidades Empreendedoras, promovido pelo Sebrae e voltado aos gestores municipais, foi realizado na quarta-feira, 5, no Cine Teatro de São João da Barra.

A prefeita Carla Machado assinou, no mês de maio, o termo de adesão no segundo ciclo do programa, que tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos empreendimentos, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) sejam implantados no município.


São João da Barra participa do programa, com duração de um ano, que tem formato de game, junto com mais dez municípios do estado que estão competindo em tempo real e, ao final serão classificados pelo seu desempenho. Nesta fase o município é o terceiro colocado entres os participantes, sendo que sua pontuação é a mesma que a de Resende, que ocupa a segunda colocação.

A prefeita Carla Machado destacou que, mais importante que competir, é conseguir sucesso no trabalho e atender bem a população. “Temos que sair da zona de conforto, rever nosso posicionamento e melhorar; esta é uma ótima oportunidade para isso”, pontuou.


O evento contou com a participação da gestora estadual do Sebrae, Flavia Guedes; do coordenador regional do Sebrae/RJ no Norte Fluminense, Gilberto Soares; da consultora de Políticas Públicas do Sebrae, Adriana Barreto, e do analista Fabrinio Gioffi Luiz.

“Nossa ações de consultoria e treinamento com os gestores públicos visam, entre outras propostas, desburocratizar o serviço público, tirar a Lei Geral do papel, criar a sala do empreendedor para melhorar o processo interno do serviço público e o ambiente para o empresariado local”, explicou Flavia Guedes.

O município nomeou um comitê gestor formado por secretários municipais que se reunirá mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas. O próximo encontro acontece no dia 17. Ao longo do ano, também serão realizadas reuniões específicas com a prefeita, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo de acordo com a prioridade do governo municipal.