terça-feira, 3 de julho de 2018

Conselho Comunitário de Segurança se reuniu em Atafona

(Foto: divulgação)
A importância do Registro de Ocorrência foi o tema central da reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de São João da Barra, na quinta-feira, 28, na Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves Santos, em Atafona. No encontro outros temas referentes à segurança pública foram abordados. O objetivo foi criar um elo de comunicação entre a população e as forças policiais.

Entre os participantes, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Fabiano Santos de Souza; o inspetor Orácio Lobo, representando o delegado da 145ª Delegacia de Polícia Civil, Carlos Augusto Guimarães; o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Campos, Wheber Boroto; o comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar em Campos, Helen Caldeira Gobeti.

Da Secretaria Municipal de Ordem Pública estiveram presentes o subsecretário, Marcelo Reis, e o ouvidor Gersen Mello. O comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Teixeira, o agente de Defesa Civil, Maykin Nunes, empresários e pessoas da comunidade também marcaram presença.

Para o presidente do CCS, Ronaldo Lerner, é preciso que a população tenha consciência da importância do Registro de Ocorrência. “O pensamento popular é que, mesmo registrando não terá o bem de volta, quando na verdade esse registro soma na estatística do Instituto de Segurança Pública permitindo que venhamos a pleitear o aumento de efetivo, viatura, equipamentos e tudo que for necessário para aumento da segurança pública”, explicou.

O inspetor Orácio Lobo informou que, além do Registro de Ocorrência, feito na Delegacia, a população pode efetuar o registro através da internet acessando o site https://dedic.pcivil.rj.gov.br ou baixar o programa: Delegacia On Line PCERJ.

– Para a Polícia Civil é fundamental ter no banco de dados as informações dos delitos ocorridos em determinadas áreas para, através da chamada mancha criminal, podermos identificar a necessidade do policiamento ostensivo e ajudar nas investigações – disse Orácio, acrescentando que, em casos de registro de roubo em geral e furtos de automóveis, é necessário comparecer à delegacia para efetuar o Registro de Ocorrência.

Na reunião houve a divulgação do telefone (22)998880082 do disque-denúncia do Conselho Comunitário de Segurança. “Esse número é para ser utilizado somente pelo WhatsApp, sendo mantido absoluto sigilo e anonimato do denunciante que deverá enviar, por exemplo, foto, nome, local e horário, da pessoa que estiver praticando algum crime e do ato criminoso”, detalhou Ronaldo.