sábado, 6 de janeiro de 2018

Soltura de tartarugas em Atafona

(Foto: divulgação)
Teve início nesta sexta-feira, 5, a programação do projeto Férias Ambiental, em São João da Barra, com palestra educativa no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, no Balneário de Atafona, seguida de soltura de cerca de 30 filhotes de tartarugas marinhas (Caretta caretta) na beira mar. As ações envolvem Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Projeto Tamar e Prumo Logística e serão realizadas, também, nas praias de Grussaí e Açu.

A subsecretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, destacou que essa atividade tem como objetivo sensibilizar a população quanto às questões ambientais e o equilíbrio e preservação de espécies da fauna e flora. Ela ainda destacou que durante o projeto Férias Ambiental serão realizadas panfletagens em pontos estratégicos e ações visando inibir o tráfego de veículos na areia da praia.

"A Guarda Ambiental vai atuar com quatro quadricíclos fazendo a fiscalização da orla e orientando os motoristas, e autuar quando necessário, a fim de manter o equilíbrio do meio ambiente, a segurança e qualidade de vida da população", informou.

Foram ministradas palestras pela bióloga do projeto Tamar, Daniella Torres, e pela coordenadora da base do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinha ( PMTM) do Porto do Açu, Tatiane Bittar. De acordo com o analista de Meio Ambiente do PMTM, Nayar Mendes, no ano passado, cerca de 1,700 pessoas participaram dessas ações e a ideia é continuar realizando esse trabalho, envolvendo cada vez a população, para que sirvam como disseminadores de proteção ambiental,, e que acontece em 62 km de praia, do Pontal de Atafona até Barra do Furado. Cerca de 400 pessoas estavam presentes no evento que contou com alunos da E.M. Manoel Grecy Mendonça, moradores e turistas.

"Sempre visito o Espaço da Ciência, durante as férias, e acho essa iniciativa muito interessante para o Município, pois envolve também os visitantes para as questões ambientais", salientou a veranista Patrícia Tinoco. A programação continua no dia 13, sábado, às 17h, com soltura de tartarugas marinhas, no Posto-2, em frente à passarela do Polo Gastronômico, em Grussaí. Já no dia 19, o projeto Férias Ambiental será realizado às 16h na E.M. Chrizanto Henrique de Souza, no Açu, e às 17h acontece a soltura de tartarugas, próximo à escola. No sábado, 27 tem soltura de tartarugas marinhas, às 17h, no Posto-1, no bairro Nossa Senhora Aparecida, localizado no outro lado da Lagoa de Grussaí. O encerramento do projeto acontece no Espaço da Ciência, em Atafona, no dia 2 de fevereiro, a partir das 16h e a última soltura de tartarugas, às 17h.