segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Serviço de salvamento marítimo no verão de São João da Barra


As praias de São João da Barra contam com serviço de salvamento marítimo para maior segurança dos banhistas neste período de alta temporada. A Defesa Civil, subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, atua com 64 salva-vidas divididos em 27 postos – do Pontal de Atafona à Lagoa de Iquipari e na praia do Açu.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis, o serviço envolve orientação sobre áreas de riscos que devem ser evitadas para o banho e auxílio na localização de crianças perdidas na faixa de areia. “As equipes estão preparadas para proporcionar maior bem-estar aos moradores e visitantes, visando minimizar os riscos de acidentes e afogamentos”, destacou Adriano.

Cada ponto de salvamento funciona com dois profissionais. Um supervisor percorre a orla em um quadricíclo que serve de apoio logístico e de salvamento em áreas de difícil acesso. Uma lancha flash boot também é utilizada para o patrulhamento aos finais de semana.

Outro serviço desenvolvido na orla é o Projeto Praia Acessível, que facilita o acesso dos cadeirantes à faixa de areia e ao mar, pelas passarelas: Posto 1 – no bairro Nossa Senhora Aparecida, localizada do outro lado da Lagoa de Grussaí; Posto 2 – em frente ao Polo Gastronômico, em Grussaí; e Posto 4 – no Chapéu do Sol.

Durante a alta temporada em 2017 a Defesa Civil de São João da Barra contabilizou 417 salvamentos marítimos, sendo 160 no mês de janeiro e 257 em fevereiro. Em Atafona e Grussaí, foram 14 casos de crianças perdidas, sendo 6 em janeiro e 8 em fevereiro. No Açu, 9 crianças perdidas, sendo 4 em janeiro e 5 em fevereiro.

O contato com a Defesa Civil de São João da Barra, em caso de emergência, pode ser feito pelos telefones: 199 ou 2741-8370.







Fonte: Comunicação PMSJB