segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

São Salvador retira ônibus de circulação e moradores da Baixada ficam sem transporte

(Foto: Paulo Pinheiro)
Quarenta ônibus da Viação São Salvador que fazem as linhas para Farol de São Thomé, Córrego Fundo, Largo do Garcia, São Sebastião, Beira do Tai, Donana, Goitacazes e Bugalho, na Baixada Campista, foram retirados de circulação na manhã desta segunda-feira (22). A informação, passada inicialmente em redes sociais, é que os 40 ônibus estão retidos na garagem da empresa. A Folha tentou contato com a empresa e o sindicato do setor. A Prefeitura de Campos confirmou a paralisação, que afirma ser ilegal, e informa já estar tomando providências para solucionar o problema. Motoristas, cobradores e fiscais da São Salvador fazem manifestação, na tentativa de obter a adesão de funcionários de outras empresas de transporte coletivo.

Em nota, a prefeitura informou que o presidente do Instituto Municipal de Transito e Transporte (IMTT), Renato Siqueira, “esclarece que tem mantido diálogo permanente com os representantes dos consórcios de transporte coletivo e está aberto a ouvir sugestões e esclarecer dúvidas, sempre primando pela melhoria da qualidade do atendimento à população. Já com relação ao combate ao transporte clandestino, o IMTT informa que vários carros são apreendidos nas constantes operações, iniciadas em 2017, e intensificadas a partir de novembro. Segundo o órgão, aos serem flagrados no exercício ilegal do transporte de passageiros, motoristas e proprietários dos veículos irregulares, além de terem o veículo apreendido, ficam sujeitos a responder criminalmente pela atividade ilegal. O IMTT orienta a população que faça a sua opção entre ônibus, táxi e vans, cadastrados pelo SETAMP, que são os modais regularizados no município”.

Mobilização - Funcionários da São Salvador fazem manifestação em frente ao Corpo de Bombeiros, na avenida XV de Novembro, no início da tarde desta segunda. Eles estão parando ônibus de outras empresas, tentando obter adesão da categoria na paralisação. A ação é acompanhada por representantes do IMTT e guardas municipais. Não está ocorrendo transtornos no trânsito.

De acordo com um motorista da São Salvador, que preferiu não se identificar, funcionários de todas as empresas que atuam no transporte coletivo em Campos estão passando por dificuldades, com pagamentos atrasados.

- Todas as empresas de ônibus, não só a São Salvador, se encontram em decadência, elas não possuem uma receita que dê para pagar os funcionários, o (valor do) óleo já está acima do normal, a passagem defasada, sem aumento desde 2010, aumento de salário dos funcionários nem se fala. A prefeitura não toma uma solução, nem sindicato, tanto que as vans rodam pra cima e pra baixo, lotadas com os passageiros em pé, e não existe fiscalização. Os passageiros que sobram para os ônibus são as isenções e as empresas dependem dos passageiros, para fazer nosso orçamento - destacou.

O motorista acrescenta que o objetivo é mobilizar toda a categoria e que só pretendem retornar quando a situação for resolvida. “Precisamos que algum governante nos apresente uma solução. Nos reunimos com os representantes da empresa, que abraçaram a causa da paralisação, e eles nos informaram que, se continuar do jeito que está, a empresa vai falir e todos os funcionários serão demitidos. Nosso ato aqui não e´só pela São Salvador, mas por todas as empresas. Queremos que outros motoristas e cobradores possam se unir e lutar pela causa", concluiu.





Fonte: Folha da Manhã