sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Dia D de vacinação contra a febre amarela no sábado em São João da Barra

(Foto: divulgação)
Apesar de não registrar nenhum caso da doença, a Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com os governos estadual e federal, realizará a campanha do Dia D de vacinação contra a Febre Amarela, sábado, 27, das 8h às 17h, em 11 pontos do município. A meta é atingir 100% da população.

Os 80% já imunizados em 2017 não precisarão ser vacinados. “A dose disponibilizada em São João da Barra é plena, não é fracionada, e será aplicada uma única vez, proporcionando imunização definitiva”, confirmou a subsecretária de Saúde, Keth Miranda, lembrando aos 20% da população da necessidade de levar o Cartão de Vacina.

As ações acontecerão nas Estratégias Saúde da Família (ESF) e Unidades Mistas de Saúde (UMS), do Centro, Atafona, Grussaí, Cajueiro, Barcelos, Palacete, Campo de Areia, Sabonete, Mato Escuro, Quixaba e Açu.

– O restante da população que estiver impossibilitada de vacinar no Dia D poderá comparecer em todas as ESF e UMS, de segunda a sexta, no mesmo horário – tranquilizou Keth, orientando as pessoas que vão viajar para áreas de risco e ainda não foram imunizadas da necessidade de tomar a vacina pelo menos 10 dias antes, para que estejam protegidas.

Segundo o alerta da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, quem tomar mais de uma dose da vacina contra a febre amarela aumentará o risco de apresentar reações adversas como, hepatite e efeitos colaterais graves que vão desde intoxicação até uma reação anafilática.

Não devem ser vacinadas: pessoas que já foram imunizadas anteriormente, e com alergia o ovo; bebês com idade abaixo de 9 meses; mulheres em qualquer faixa de gestação, e amamentando bebês com idade abaixo de 9 meses. Pacientes em tratamento com radioterapia/ quimioterapia, que fazem tratamento com corticoides, submetidos a tratamento com imunossupressores, portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas, autoimunes; além de portadores de HIV/AIDS (somente com avaliação médica), também não devem tomar a vacina.