segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Projeto Férias Ambiental: soltura de tartarugas no Açu

(Foto: divulgação)
Um grupo de moradores e visitantes da praia do Açu participou do Projeto Férias Ambiental na sexta-feira, 19. Desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura, projeto Tamar e Porto do Açu, a ação é um dos grandes atrativos do verão 2018 em São João da Barra. A finalidade é sensibilizar sobre a importância da preservação e equilíbrio ambiental entre a natureza e o homem, visando a sobrevivência das espécies da fauna e da flora.

A secretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, informou que a próxima ação será soltura de filhotes de tartaruga no sábado, dia 27, às 17h, no Posto-1, no bairro Nossa Senhora Aparecida, localizado no outro lado da Lagoa de Grussaí. No dia 2 de fevereiro, acontecerá a culminância do projeto Férias Ambiental, com palestras educativas, às 16h, no Espaço da Ciência, em Atafona, e a última soltura de tartarugas, às 17h.

O casal Deyvid Gaiato e Lilian Crespo viajou de Rio das Ostras exclusivamente para mostrar à filha Marie, de 4 anos, os filhotes de tartarugas. "Em 2017, devido o trabalho, fiquei impossibilitado de participar. Já este ano, fiquei atento ao calendário de soltura e trouxe a minha filha para conhecer, tocar e tirar fotos com os filhotes de tartaruga para marcar este momento", declarou Deyvid, que aproveitou o passeio para rever os parentes e amigos.

Antecedendo a soltura simbólica dos 30 filhotes de tartarugas da espécie Caretta caretta, uma palestra de educação ambiental, na escola municipal Chrisanto Henrique de Souza, enfocou o ciclo de vida das tartarugas marinhas e os cuidados necessários para preservação. Funcionários das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos e Ordem Pública, participaram da ação. A Guarda Civil Municipal, Grupamento Ambiental e pessoal de apoio também estiveram presentes.






Fonte: Comunicação PMSJB