quarta-feira, 5 de outubro de 2016

HGG: vagas para mamografia também aos sábados e domingos

(Foto: Divulgação| Ascom)
A Campanha Outubro Rosa já está acontecendo no Hospital Geral de Guarus (HGG), que durante todo este mês fará o exame de mamografia de segunda a sexta-feira e também aos sábados e domingos. Por semana foram disponibilizadas 56 vagas, sendo 16 por dia em dois períodos – oito pela manhã e oito à tarde. Para as mulheres entre 50 e 69 anos, é recomendado fazer uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Para fazer a mamografia é importante ir ao HGG, apresentar o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) e marcar o exame. “É um exame fundamental para a saúde e o HHG está preparado para receber o público”, disse o diretor do hospital, Wilson Cabral. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada neste mês dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente. Compartilhar informações sobre o câncer de mama promove a conscientização sobre a doença, proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribui para a redução da mortalidade.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

• Caroço (nódulo) fixo, endurecido, e geralmente, indolor;
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
• Alterações no bico do peito (mamilo);
• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
• Saída espontânea de líquido dos mamilos






Fonte: Ascom