segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Recadastramento do Cheque Cidadão termina nesta segunda-feira

(Foto: Divulgação)
O recadastramento dos beneficiários do Programa Cheque Cidadão, inscritos a partir de 1º de junho de 2016, termina nesta segunda-feira (24), às 17h. A atualização cadastral começou a ser realizada no último dia 11, na Fundação Municipal de Esportes (FME). No início da ação, a representação local do Conselho Regional de Serviço Social (CRSS) divulgou nota informando que não concordava com os critérios de inclusão de pessoas no cadastro adotados pela Prefeitura de Campos. O órgão afirma que o cadastro não teria sido realizado a partir de estudos e pareceres sociais dos assistentes sociais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).


É necessário apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atual, certidão de nascimento, em caso de filhos; certidão de casamento e carteira de trabalho.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Henrique Oliveira, o recadastramento é um procedimento fundamental para garantir a continuidade do benefício às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e excluir aqueles que utilizaram indevidamente o programa, garantindo a lisura.



Confira na íntegra o conteúdo da nota divulgada pelo CRSS:


“O Conselho Regional de Serviço Social – Seccional de Campos dos Goytacazes como instância autárquica representante dos Assistentes Sociais — vem por esta nota pública deixar claro que não corrobora com as práticas de inclusão de pessoas no programa de transferência direta de renda Cheque Cidadão, um dos Programas do Sistema Único de Assistência Social no município de Campos dos Goytacazes, que não foram realizadas a partir de estudos e pareceres sociais dos assistentes sociais inseridos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) conforme lei 8269/2011, sob os respectivos critérios de gestão pública transparente. Inclusões essas que constam em 18 mil famílias no período de junho a setembro de 2016 e que insta em inquérito 236/2016 da Polícia Federal em processo de averiguação e que apontam para supostas irregularidades. O CRESS – Seccional de Campos dos Goytacazes e os assistentes sociais de base vêm por esta informar de forma explícita e pública que não corrobora das práticas relativas ao suposto “recadastramento” noticiado no dia 07/10/2016 em Diário Oficial do Município a realizar-se em 11/10/2016 e nem legitima a participação de assistentes sociais em quaisquer etapas provenientes do “recadastro”, à medida em que tais inclusões não foram realizadas pela legalidade dos procedimentos face à política pública e que ainda estão sendo arroladas no processo de investigação da justiça criminal e eleitoral. Enquanto profissionais, não podemos concordar com posturas que ferem princípios de universalidade de acesso a nenhum programa social, sobretudo aqueles que utilizados para outros fins que não sejam os de atender às necessidades básicas da população pelo reconhecimento público de direitos”.


Em nota, a secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social informou que “vem público informar que respeita a posição firmada pelo Conselho Regional de Serviço Social - Seccional Campos dos Goytacazes, por meio de Nota Pública veiculada na imprensa, todavia, irá manter normalmente os trabalhos de recadastramento dos beneficiários do Programa Cheque Cidadão por entender que o referido procedimento é fundamental para garantir a continuidade do benefício às pessoas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social e excluir aqueles que, porventura, se utilizaram indevidamente do programa social, garantindo a lisura do Programa Cheque Cidadão”.






Fonte: Ascom