quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Câmara: Moção de aplausos pela vitória de Carla Machado, eleições de diretores de escolas ...

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A primeira sessão no período da tarde, que aconteceu após as eleições municipais deste ano, lotou a Câmara de Vereadores de Campos. Além da presença de todos os vereadores, o público também lotou o plenário e teve até gente em pé. Mesmo com a casa cheia, o expediente se resumia a temas pouco complexos como indicações simples para pequenas obras e requerimento de moção de aplausos. Os principais assuntos foram eleições de diretores de creches e escolas e a “desmunicipalização” do aeroporto da cidade.

Na pauta, um dos temas que chamou mais atenção foi o projeto de lei vindo do gabinete da prefeita Rosinha Garotinho, que pedia a instituição de eleição direta para cargos de direção das unidades de ensino da rede municipal de Campos. A proposta já havia sido solicitada há alguns anos por vereadores da oposição e também foi uma das promessas de campanha do vereador Rafael Diniz, que assumirá a Prefeitura de Campos no próximo ano. Mesmo constando em pauta, o assunto não foi colocado em votação ou discutido e ainda passará por análise dos vereadores – que terão um prazo de 15 dias para discutir e votar o pedido da prefeita.
Aeroporto “desmunicipalizado”

Durante a palavra livre – espaço ao final da sessão em que os vereadores falam sobre temas diversos – o vereador Fred Machado levantou a questão sobre o Aeroporto Bartolomeu Lysandro que, segundo ele, foi retomado pela Infraero por falta de pagamentos da Prefeitura de Campos. O aeroporto foi municipalizado em 2013 e era o único do Brasil nessa condição.

“Há tempo nós, da oposição ao atual governo, falamos sobre essa municipalização do aeroporto. Na época, os vereadores governistas aplaudiram a ideia. Agora a Infraero retomou o aeroporto por inadimplência do poder municipal. É importante que tenhamos muita gente aqui hoje para que a gente mostre isso”, afirmou o vereador Fred Machado.

O vereador Fred Machado, também solicitou moção de aplausos a candidata eleita de São João da Barra Carla Machado (PP), pela sua vitória esmagadora nas urnas.

José Carlos também comentou sobre o assunto. “Quando a prefeitura assumiu o aeroporto nós falamos que não daria para assumir. Pegaram o aeroporto, o restaurante popular e mais... A cidade está completamente endividada e pegando mais problemas. A gente sabe que a cidade está no buraco. O novo prefeito vai ter uma difícil missão”.

Novo prefeito chama população para audiência pública

O novo prefeito de Campos, o vereador Rafael Diniz, fez alguns agradecimentos e convidou a população para uma audiência pública que acontecerá na Câmara no próximo dia 25. “Nós vamos discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017 e é importante que a gente discuta tudo isso junto com a população. Quem quiser participar, tem até amanhã para vir aqui na Câmara e fazer a inscrição. Como prometi, quero fazer um governo próximo das pessoas e de todos os vereadores também”, garantiu.