domingo, 16 de outubro de 2016

Maior colecionador de câmeras do país com exposição no Museu de Campos

( Roberto Moreyra-Extra/Divulgação)
Pelas lentes do fotógrafo campista Dibs Sahid Hauaji, de 79 anos, já passaram mais de cinco décadas da história do país e, em especial, de sua cidade natal, Campos. O profissional que ganhou sua primeira câmera aos 12 anos, como presente de um professor pelo bom desempenho em sala de aula, se orgulha de ter uma das maiores coleções de máquinas fotográficas do Brasil. São mais de mil, todas catalogadas — da lambe-lambe às modernas digitais —, que sonha um dia ver reunidas num museu dedicado à fotografia. Mas, enquanto isso não acontece, pelo menos 100 delas podem ser apreciadas na exposição que acontece no Museu Histórico de Campos até o final de novembro. 

Testemunha da história — durante os governos militares (de 1964 a 1985), era o único campista autorizado pelo Exército a registrar oficialmente as visitas presidenciais ao município —, Dibs fotografou todos os presidentes, de Juscelino Kubitschek a Dilma Rousseff. Também é o fotógrafo preferido dos prefeitos da cidade, desde a década de 60.


"Os prefeitos vêm e vão, e eu fico", brinca, acrescentando que agora só falta incluir no currículo o prefeito eleito de Campos, Rafael Diniz, que desbancou o clã Garotinho, e o presidente Michel Temer.

Como lembrança dos registros ao longo da carreira, guarda até hoje, num vidro, a primeira amostra do petróleo retirado de uma plataforma em Campos, dada por Shigeaki Ueki (ministro da Minas e Energia de 1974 a 1979).

"Mais tarde, na assinatura dos royalties, José Sarney (presidente de 1985 a 1990) veio aqui, na Praça São Salvador. Eu também estava".

EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE CAMPOS
A exposição de fotos antigas do repórter fotográfico Dibs Hauaji começou nesta sexta-feira (14/10), no Museu Histórico de Campos. A exposição conta com 30 fotos da cidade, além da exposição de 100 câmeras fotográficas. No ano que vem ela chega ao Rio, numa versão ampliada.

"Meu projeto é levar a coleção completa. Quero mostrar para as novas gerações coisas como o flash de pólvora e filtros que se usavam na fotografia em preto e branco, que muitas pessoas nem sabem que existiam".


A exposição segue até o final de novembro. O Museu Histórico de Campos funciona de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.

ALGUMAS JOIAS DA COLEÇÃO DE DIB

Mamiya - japonesa, da década de 1950, usada para fotografias aéreas

Leica - alemã, da década de 1940. Foram produzidas apenas cem de cada modelo

Speed Graphic - da década de 1930, com flash de lâmpada, popularizada nos filmes do Super-Homem, nos quais eram usadas por Clark Kent

Zenza-Bronica - japonesa, fabricadas na década de 1960

Nikon - a primeira máquina a usar filmes de 35mm. Ele tem quase todos os modelos, incluindo o primeiro a sair da fábrica, na década de 60

Rolleiflex - câmera que revolucionou a fotografia na década de 50 e popularizada na música “Desafinado”, de Tom Jobim. Ele tem todos os modelos.
Lambe-lambe - máquina-caixote,revestida com couro, popular no começo do século passado.








Fonte: Jornal Extra