sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Detido após furtar imagens do cemitério do Caju

(Foto: Divulgação | Supcom)
Um homem foi detido por furtar duas estátuas de bronze do cemitério do Caju, em Campos, nesta quinta-feira (20). A ação aconteceu durante operação em combate a furto de imagens sacras de túmulos do cemitério, deflagrada nesta quinta pela Guarda Civil Municipal (GCM), em conjunto com a Polícia Militar (PM).

O homem foi conduzido para a 134ª Delegacia de Polícia (Centro). Em depoimento, o suspeito informou que já tinha praticado outros furtos no campo santo e algumas estatuetas teriam sido vendidas para ferros velhos da cidade.

O comandante da GCM, Carlos Augusto Leão, esclareceu que na última segunda (17) recebeu denúncia da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) informando que algumas sepulturas do Caju estavam sendo depredadas e as imagens sacras furtadas. “Logo coloquei uma equipe no cemitério para ficar atenta quanto aos horários denunciados. Hoje (quinta), os guardas que lá estavam conseguiram deter um homem que tentou fugir com duas imagens santas”, comentou.

De acordo com o comandante, nos últimos dias foi registrado grande número de peças furtadas do cemitério, o maior do interior do Estado do Rio de Janeiro. “Após recebermos a denúncia, constamos que furto de imagens sacras de bronze em cerca de 30 túmulos”, disse.

O presidente da Codemca, Wainer Teixeira, informa que o Cemitério do Caju possui muitas sepulturas com belas esculturas de valor histórico. “Recebi informação de que haviam furtado uma peça de bronze de uma dessas sepulturas. Acionamos o serviço de inteligência e começou a investigação. Estamos zelando pelo Patrimônio Público porque o Cemitério do Caju é público” ressaltou.

- Assim que a informação chegou a Codemca, tomamos todas as medidas necessárias para recuperar as peças e punir os responsáveis. Entramos em contato com a Polícia Civil, Guarda Municipal e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) -, pontuou.






Fonte: Supcom