quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Nilo Peçanha : Comemorações em Campos


Aconteceu, na noite desta terça-feira (4), uma palestra sobre as obras de melhoramento realizadas no segundo governo do campista Nilo Peçanha. O palestrante será o pesquisador e bacharel em Comunicação Social Genilson Soares, que substituirá a professora Kátia Macabu. O evento será promovido a partir das 19h30, no auditório Miguel Ramalho, no campus Campos-Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). A entrada é gratuita.

Parte da programação comemorativa do centenário das obras e melhoramentos inaugurados por Nilo, então governador do Rio de Janeiro, no dia 5 de novembro de 1916, a palestra será aberta a toda a comunidade. Genilson abordará, em uma linha mais técnica e abrangente, a importância das reformas, que incluíam o saneamento necessário para a cidade.


De acordo com o palestrante, seu trabalho permitirá que o público conheça o contexto histórico das obras ao longo das primeiras décadas do século XX. Na época, o cenário local conservava as riquezas geradas pela indústria do açúcar, mas era considerado carente de obras públicas essenciais. Entre os assuntos sobre os quais Genilson discorrerá, está a disputa política entre Nilo Peçanha e Oliveira Botelho. Detalhes pouco conhecidos serão contados pelo pesquisador.

A primeira atividade da programação comemorativa aconteceu na Câmara de Vereadores, no dia 23 de setembro. O mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades Leonardo de Vasconcellos ministrou a palestra “Imagens dos melhoramentos efetuados em Campos pela comissão de saneamento”. O evento coincidiu com a abertura da V Conferência Municipal de Cultura.

No dia 27, o arquiteto e urbanismo José Luiz Maciel Puglia falou sobre a arquitetura em Campos no início do século XX, no IFF. E, dois dias depois, houve a mesa redonda “Olhares sobre Educação Patrimonial: Iphan, Universidade e Municipalidade”, com Orávio de Campos Soares, Cássio Murilo Ferreira Consoli e Simonne Teixeira.

Até novembro, o público poderá acompanhar palestras, exposições e solenidades. No dia 14 deste mês, o auditório da Academia Campista de Letras (ACL), às 18h, sediará “A escolarização primária na primeira república e a Escola ao Ar Livre Presidente Wenceslau Braz”, com o mestre em Políticas Sociais Rodrigo Rosselini.

No dia 18, no Museu Histórico de Campos, às 18h, a doutora em Sociologia Política Heloiza Manhães Alves fará uma palestra sobre modernização urbana sob a perspectiva econômica e política. Entre os dias 21 de outubro e 4 de novembro, haverá discussões sobre o contexto político na época de Nilo Peçanha, o projeto de saneamento básico de Saturnino de Brito e os melhoramentos.

A partir do dia 25, no Museu Histórico, haverá a exposição “Saturnino de Brito 100 anos do projeto O saneamento de Campos”, com imagens do acervo pessoal da professora Teresa de Jesus Peixoto Faria. A mostra poderá ser visitada até o dia 6 de novembro. E, dos dias 1 a 30 de novembro, o espaço também será a sede da “Exposição Iconográfica das Inaugurações dos Melhoramentos de Campos em 1916”. A curadoria é de Genilson Soares.

Solenidades marcarão o dia 5 de novembro, data em que a cidade comemora os 100 anos da reforma. Às 10h, a Academia Campista de Letras terá uma sessão dirigida pelo presidente Hélio de Freitas Coelho. Em seguida, na Praça Nilo Peçanha, serão inauguradas as obras do espaço público e da sede da ACL, com descerramento de placa.

Às 13h, haverá uma caminhada. Saindo do Jardim São Benedito, os participantes passarão pelas ruas Saldanha Marinho, 13 de Maio, Calçadão, Praça São Salvador e Avenida 15 de Novembro, em direção ao Obelisco. No local, ocorrerá a solenidade de entrega da restauração do marco centenário dos melhoramentos.

E, encerrando o dia, às 18h, o auditório Cristina Bastos, no IFF, receberá a sessão “O maçom Nilo Peçanha, sua obra, seu legado”, com exposição de peças do Museu Maçônico do Rio de Janeiro e participação de autoridades maçônicas estaduais e federais.







Fonte: Folha da Manhã