(Fotos: Fernando Queiroz/ O Globo) |
O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, estima entre R$ 25 milhões e R$ 35 milhões os recursos necessários para recuperar Xerém, local mais atingido da cidade com as chuvas que caem desde o início da madrugada desta quinta-feira (3). Para ele, a decretação do estado de emergência na cidade deve agilizar a liberação da verba.
Segundo Alexandre Cardoso, o dinheiro será usado prioritariamente na reconstrução de três pontes que desabaram e na indenização social de desabrigados que perderam suas casas. “Em vez de pagar aluguel social a essas pessoas, eu queria dar dinheiro para que essas pessoas pudessem comprar seus imóveis. Para isso, quero buscar mecanismos junto ao Ministério Público”, disse o prefeito.
Os desabrigados estavam sendo levados para duas igrejas metodistas, uma na Praça da Mantiqueira e outra próximo onde uma ponte caiu. No meio da tarde, a Igreja Católica também ofereceu vagas para quem está sem teto.
A Prefeitura de Duque de Caxias estima que cerca de 500 pessoas estejam desabrigadas e mais de mil desalojadas. O Governo do Estado encaminhou 400 colchonetes e 300 cestas básicas. Nesses locais também está sendo feito atendimento médico e realizada vacinação contra tétano.
As autoridades não descartam a possibilidade de que tenha havido mais mortes, já que alguns moradores contam ter testemunhado pessoas serem levadas pela enxurrada.
Fonte: G1