sábado, 12 de janeiro de 2013

DEBATE NO COPPAM SOBRE DEMOLIÇÃO DO CASARÃO HISTÓRICO EM CAMPOS

(Fotos: Ralph Braz)

Visando debater a demolição arbitrária do Casarão da Família Silva Pinto, o presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal (COPPAM), Orávio de Campos, está convocando uma reunião conjunta com o Conselho Municipal de Cultura para o dia 16/01, a partir das 9h30, nas dependências do Teatro de Bolso.



Lideranças da sociedade civil, como os presidentes da ACIC, Getúlio Almeida; CAJORPA, Eduardo Chacur; e CDL, Marcelo Mérida estarão presentes, além de dirigentes da Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (ANFEA), Fabricio Alvarenga e Cláudio Valadares, este responsável pelas obras de revitalização do Centro Histórico.



Para o presidente do COPPAM, “A demolição do importante prédio histórico ao arrepio das leis, atropelando, inclusive, os processos ora em tramitação na 4ª Vara Civil e no Ministério Público, precisa ser analisada pela sociedade, para que estes atos de rebeldia não voltem a acontecer, em prejuízo de nosso patrimônio cultural”.



Também as mídias, formadoras de opinião, estão sendo chamadas a contribuir para o encontro de soluções práticas para evitar que o patrimônio municipal seja dilapidado, como vem sendo. “As emissoras de rádio, televisão, redes sociais e jornais impressos e onlines tiveram destaque neste momento de crise na preservação do patrimônio arquitetônico”.

Para este momento de se debater e se refletir sobre a demolição, além das entidades citadas, outras interessadas poderão estar presentes. “Se não tomarmos providências contra o que ocorreu, poderá desencadear um processo de demolições em série, colocando no chão peças importantes do nosso acervo patrimonial”, finaliza o presidente do COPPAM.


Fonte: Ascom