quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CHUVAS EM XERÉM DEIXAM UM RASTRO DE DESTRUIÇÃO

Fotos: Fernando Quevedo/ O Globo

“O rio subiu em minutos. Ouvi um estrondo e quando percebi a minha casa estava alagada. Corri para tirar minha mulher e minha filha. Saímos com a roupa do corpo”. Com os olhos marejados, o motorista Carlos Alberto Silva, 47 anos, relembra os momentos de horror vividos na madrugada desta quarta-feira. A casa onde ele morava foi uma das que a tromba d’água que devastou Xerém levou rio abaixo. O local tem a primeira morte em decorrência das chuvas de 2013 no estado. 




O distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, sofre com o transbordamento do Rio Capivari. O bairro mais atingido na região é Mantiqueira, onde casas estão debaixo d’água e lama. Dezenas de carros foram arrastados pela enxurrada. Até o momento, apenas uma morte foi oficialmente confirmada. Trata-se de um idoso, ainda não identificado, que foi encontrado morto na Praça da Mantiqueira. Autoridades acreditam que o homem estava dormindo quando foi arrastado pela correnteza. Autoridades acreditam que haja mais vítimas fatais.





Bombeiros e a Defesa Civil Municipal estão no local. Cento e cinquenta famílias estão desabrigadas na região. O aposentado João Sidonio da Silva, de 66 anos, esta entre os que perderam as casas. Ele foi encontrado agarrado a um poste após sua casa ter sido engolida pelo rio. O idoso sofreu ferimentos na cabeça.

Fonte: O Globo