quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ELEIÇÃO DE DOMINGO: MARCELO BESSA CABRAL ESCLARECE SUAS DÚVIDAS


Programa De Olho na Cidade recebeu nesta terça-feira (02/10) o Chefe do Cartório da 98ª Zona Eleitoral de Campos, Marcelo Bessa Cabral, para tirar as últimas dúvidas que sempre surgem nesta época.




ASSUNTOS QUE FORAM DESTACADOS

Título eleitoral, data da eleição, obrigatoriedade do voto, documentos exigidos para votar, local de votação, preferência para votar, eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, a votação,voto em trânsito, justificativa eleitoral, eleitor no exterior e propaganda eleitoral. Marcelo Bessa respondeu as frequentes dúvidas a respeito do pleito.

Quem é obrigado a votar?
Quem faz 16 anos no dia ou na véspera da eleição pode votar? Como saber se o eleitor está com a situação regular ou irregular perante a Justiça Eleitoral? Deixei de votar em três eleições consecutivas. Como regularizar a minha situação? Qual o valor da multa por não comparecer à eleição?


Como faço para pagar a multa por não ter votado?
Quais os documentos que devo apresentar para regularizar minha situação eleitoral? Como proceder se não possuo comprovante de votação nem justificativa eleitoral? Perdi meus comprovantes. Como comprovar que votei?

Cidadãos naturalizados brasileiros que ainda não têm título são obrigados a votar?
Fiz 70 anos e não sou mais obrigado a votar? As mulheres podem se candidatar a cargos públicos? Alguém pode obrigar o eleitor a contar em quem votou?


ERRATA:
Atualização ( 0h10 de 03/10/2012) no fim da entrevista quando digo "boné" ouça-se "broche". Fiz confusão em relação ao termo usado pela Lei Eleitoral:"Art. 39-A. É permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, BROCHES, dísticos e adesivos."


Fonte: De olho na cidade/ blogmarcelobessacabral.blogspot.com.br