segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS TEM O NÍVEL MAIS BAIXO EM 30 ANOS

Foto: Marcelo Faria
O Rio Paraíba do Sul, em Campos, está atingindo uma de suas cotas mais baixas do ano: menos de cinco metros de profundidade. Em alguns pontos, é possível ver os bancos de areia no lugar da água.

Em Campos dos Goytacazes, pescadores enfrentam problemas com a estiagem e o baixo nível do Rio Paraíba, está atingindo uma de suas cotas mais baixas do ano: menos de cinco metros de profundidade. Em alguns pontos, é possível ver os bancos de areia no lugar da água. O Rio Paraíba do Sul está com nível mais baixo dos últimos 30 anos.

Nessa época de estiagem, o rio mostra seu outro extremo, contrário ao registrado entre o fim do ano passado e o início de 2012, quando houve transbordamentos. O fenômeno seco é tão preocupante quanto a enchente, principalmente para produtores rurais que dependem da água para irrigar as lavouras e alimentar os animais.

Os prejuízos são incalculáveis. O produtor rural Rubens de Queiroz investiu em cercas, mourões, sementes, mas grande parte das plantações não vingou. “Há seis meses não chove. Gastei mais de 2 mil reais só em cerca de arame farpado. Investi em terra, adubo e o que eu consegui colher não foi nem 20% do que eu esperava”, contou.

Fonte: Terceira Via/ Inter tv