quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TRANSTORNOS CAUSADOS POR TRÂNSITO DE CARGAS PESADAS DENTRO DA CIDADE


Fotos: fmanha

O tráfego de veículos de cargas pesadas pelas ruas de Campos ainda é queixa de pedestres e motoristas. Enquanto o Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) começou a atuar na Operação Barreira Fiscal junto com a Secretaria Estadual de Transportes para vistoriar o transporte destes tipos de carga que entram no Rio de Janeiro oriundas de outros estados, em Campos a situação parece ser liberal e caminhões podem ser vistos transitando com diversos tipos de carregamentos.

Em nota, a prefeitura informou que o órgão responsável pela fiscalização é a Guarda Municipal e que algumas vias é proibido a passagem de caminhões pesados em determinados horários. “Acima de 10 toneladas, é proibido o tráfego pela Ponte da Lapa e nas ruas dos Goitacazes e Tenente Coronel Cardoso. Na Ponte da Lapa, a fiscalização da Guarda ocorre das 7h às 21h. Das 21h às 6h, a fiscalização é na rua Tenente Coronel Cardoso com rua dos Goitacazes”, dizia a nota. 

A prefeitura informou também que desde 2011, a Empresa Municipal de Transporte (Emut) definiu, através de portaria publicada no Diário Oficial, em acordo com o Ministério Público Estadual, o trajeto desses caminhões: os que são oriundos de Guarus, que antes trafegavam pela Ponte da Lapa, tiveram o itinerário definido, na BR 101, Avenida Souza Mota, Ponte General Dutra, Rua Espírito Santo, Estrada do Contorno, Avenida Arthur Bernardes, Beira Valão (Estrada do Carvão) e Estrada dos Ceramistas, até as usinas da Baixada Campista.

Para o auxiliar administrativo Carlos Gomes, de 30 anos, ter que dividir o espaço nas ruas com caminhões pesados é perigoso. “Fico apreensivo, principalmente com caminhões de cana sem tapagem na carroceria. Se alguma cana cair em cima do carro, pode provocar algum acidente. Sem contar que muitas vezes, o trânsito fica parado por conta do grande fluxo de caminhões”, opinou.



Na semana passada, dois caminhões de equipamentos rodoviários colidiram na avenida 28 de Março e fez com o trânsito no sentido Centro-Penha ficasse congestionado por horas. Devido ao impacto, o combustível dos veículos derramou na pista, que teve que ser completamente interditada e o trânsito precisou ser desviado por medida de segurança.

COLISÃO DE CAMINHÕES NA 28 DE MARÇO


fonte: fmanha