segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DROGAS E BEBIDAS ALCOÓLICAS CHEGAM AS PLATAFORMAS DA BACIA DE CAMPOS ATRAVÉS DE PESCADORES

Foto: Ralph Braz

Um fiscal de plataforma denuncia que drogas e bebidas alcoólicas chegam às unidades da Bacia de Campos por meio de pescadores, durante a madrugada. Segundo o fiscal, que terá o nome preservado por medida de segurança, os barqueiros se aproximam ao anoitecer, para armar as redes de pesca.


É durante a madrugada que começa a movimentação dos funcionários pela área restrita da plataforma. Eles descem pela escada de fuga, que são saídas usadas somente em casos de emergência. Em um determinado ponto, eles encontram os pescadores que entregam o material entorpecente e as bebidas alcoólicas em troca de dinheiro e até alimentos.



Segundo o fiscal, que atua há 20 anos na Bacia de Campos, na década de 90 dois petroleiros foram demitidos após serem encontrados com drogas. Em 2000, um segurança da Petrobras apreendeu entorpecente com dois funcionários. Dias após o desembarque, ele foi assassinado no Centro de Campos dos Goytacazes.


O fiscal disse ainda que a gerência da Petrobras vem denunciando o uso de drogas nas plataformas, mas sem muito resultado. Para ele, a atividade é difícil de ser coibida. “As malas dos funcionários são revistadas no embarque e no desembarque; por isso, a forma mais usada é através dos barcos de pescadores. Eles chegam até as áreas de risco para entregar drogas em troca de alimentos”, revelou.


Nos 100 mil quilômetros quadrados da Bacia de Campos, a Petrobras tem hoje 47 plataformas, entre fixas e flutuantes, para a extração de petróleo. As flutuantes estão em uma profundidade de mais de mil metros. Por isso, os pescadores amarram os barcos nas “pernas” das plataformas para pescar nas proximidades.

Os policiais fiscalizam o embarque e o desembarque dos passageiros. Os cães farejam as bagagens à procura de drogas.


Barcos de pesca se aproximam de plataformas de petróleo/ foto: Portal Marítimo

A Petrobras enviou nota a respeito do assunto


"A Petrobras proíbe o uso de drogas nas suas instalações e mantém programas de tratamento e prevenção relacionados ao uso de tabaco, álcool e outras drogas.”


fonte: Terceira Via