quinta-feira, 11 de outubro de 2012

4º FÓRUM DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM QUISSAMÃ

Foto: Divulgação/Secom PMQ

O 4º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizado nesta quarta-feira (10), no auditório da Prefeitura de Quissamã. Organizado pela Secretaria de Ação Social, a ação teve a finalidade de discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das pessoas com deficiência, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno de sua cidadania. O encontro foi realizado através de uma parceria firmada ainda com as Secretarias de Educação e de Saúde. 

A secretária de Ação Social, Elizabeth Sans, recepcionou o público presente e destacou a importância deste evento. “Este é um momento muito importante, pois estamos discutindo e propondo novas ideias e ações voltadas às pessoas com deficiência. O município tem importantes ações e programas voltados para este público, porém com muitos desafios a serem superados. O Fórum é importantíssimo para que a cidade avance cada vez mais, fortalecendo as políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência”, destacou. 

Foto: Adilson dos Santos/PMQ

Em seguida foi exibido o vídeo do Programa Viver Sem Limites do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome que contribuiu para o debate dos participantes. O público presente foi dividido em quatro grupos, onde discutiu e debateu diversas questões. Cada grupo teve a função de elaborar um relatório e apresentar 10 propostas, definindo prioridades, de acordo com o seu tema. 

Finalizando o evento foram eleitos os integrantes da sociedade civil, que irão compor a comissão, que iniciará os trabalhos para criação do “Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência”. A assistente social e secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Flávia Lúcia da Silva, destacou a importância desta ação. “Pessoas com qualquer tipo de deficiência não são diferentes de ninguém. Todos tem o direito à cidadania e uma vida em sociedade, sem preconceito algum”, concluiu.

Fonte: Ascom/PMQ