terça-feira, 16 de outubro de 2012

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSE EM SJB NA ÁREA DA LAGOA DE IQUIPARI

foto: Campos 24horas
A Polícia Militar está executando na manhã desta terça-feira (16/10), em São João da Barra, uma ação de reintegração de posse, na área da Lagoa de Iquipari, em Grussaí.
Segundo o subcomandante do 8º BPM, Major João Carlos, a ação foi impetrada pelo Grupo Othon, proprietário das terras.

foto: Carlos Grevi

Ainda segundo o Major, 120 homens da PM foram mobilizados para a ação, que reúne policiais do 36º BPM, 32º BPM, 29º BPM, além do 8º BPM.

Segundo a PM, mais de 100 famílias já ocupam a área de preservação, sendo com construções de alvenaria ou barracos na área da Fazenda Caruara, próximo a Lagoa de Iquipari, em Grussaí, São João da Barra. A vegetação em muitos pontos foi derrubada e em outros, queimada. No meio da mata nativa é possível ver diversas árvores cortadas, algumas a motosserra, além dos pontos visivelmente demarcados pelos ocupantes da área.

Fotos: Carlos Grevi/ Ururau

A ordem da justiça é para que as famílias que residem no local sejam retiradas e as casas demolidas, assim como também acontecerá com as construções que ainda não estão ocupadas.Segundo o advogado do grupo Othon, Jorge Mesquita Júnior, a invasão começou há três meses. Loteamentos foram feitos de forma irregular e ainda teria ocorrido crime ambiental, em razão de queimadas. A ordem judicial é no sentido de que as casas sejam demolidas.

foto: Campos24horas

foto: Carlos Grevi

Na última sexta-feira, em outra ação policial, a Polícia Militar tentou retirar famílias da Fazenda Azeitona, no 5º Distrito de São João da Barra, a pedido do ex-deputado José Maurício Linhares, que teria apresentado escritura das terras. Mas, os policiais não tinham mandado judicial e a ação foi considerada suspeita. As famílias dos posseiros que estão na fazenda resistiram e o caso foi parar na 145ª Delegacia Legal da cidade.

foto: Campos24horas

Fonte: site Ururau