sábado, 13 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2014: CABRAL, GAROTINHO E LINDBERGH LUTAM PARA ELEGER SEUS CANDIDATOS NO SEGUNDO TURNO



No dia 28 de outubro, data do segundo turno das eleições municipais, 2,98 milhões de fluminenses retornarão às urnas em sete cidades do Estado do Rio para decidir quem comandará suas prefeituras. A disputa em Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo e Volta Redonda vai além do controle político local e pode ser determinante para o xadrez político do estado em 2014. Os três principais protagonistas políticos, o governador Sérgio Cabral (PMDB), o senador Lindbergh Farias (PT) e o deputado federal Anthony Garotinho (PR) disputam, voto a voto, o segundo turno. O grupo político liderado pelo governador tem como candidato o vice-governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e sai na frente, com candidatos em todas as cidades onde ainda haverá disputa.

O senador petista está em segundo lugar na busca por base eleitoral, com quatro aliados no segundo turno do Rio. Lutando sozinho para viabilizar seu nome na disputa de 2014, Lindbergh deixou claro na segunda-feira sua insatisfação com a indicação de Pezão ao governo

Principal adversário político do grupo do governador no estado e crítico feroz da gestão petista desde a época do ex-presidente Lula, o deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho manteve seu domínio no Norte Fluminense e conseguiu vitórias importantes no último dia 8. Garotinho ainda tem a chance de colocar três aliados em prefeituras fluminenses neste segundo turno.

Para o cientista político e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Sandro Corrêa, no próximo dia 28, o eleitor fluminense vai perceber que, além da disputa municipal, o que está em jogo é o comando do estado a partir de 2014.


Fonte: O Globo