domingo, 15 de fevereiro de 2026

Deputado denuncia ‘condições desumanas’ de trabalho para policiais no Carnaval do RJ


O deputado federal Sargento Portugal (Podemos-RJ) denuncia o que classificou como “condições desumanas” enfrentadas por policiais militares durante o Carnaval no Rio de Janeiro.

Segundo o parlamentar, enquanto a cidade celebra, os agentes estariam “submetidos a jornadas exaustivas, estrutura precária e desorganização nas escalas de serviço”.

De acordo com Portugal, muitos policiais chegam a cumprir cinco ou seis serviços extras no período carnavalesco, enfrentando longas horas de trabalho sob o forte calor do verão carioca.


Em postagem nas redes sociais, o deputado também criticou o uso de fardamentos considerados inadequados para as altas temperaturas, afirmando que os uniformes são excessivamente quentes e incompatíveis com a realidade climática do RJ nesta época do ano.

O parlamentar destaca ainda que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro possui uniforme de verão regulamentado, que inclui camisas de manga curta e bermudas, mas que, segundo relatos, esse padrão não estaria sendo amplamente utilizado durante as operações do Carnaval.


Além disso, Portugal apontou “falhas na logística”, relatando que, em alguns casos, policiais precisam arcar com custos de deslocamento do próprio bolso. Para o parlamentar, o cenário “demonstra falta de planejamento e descaso com a tropa”.

Portugal também contestou a narrativa de que o policial é o “maior patrimônio do Estado”.