A cidade de São João da Barra vem sendo disputada, palmo a palmo, pelos candidatos a deputado, principalmente para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
A primeira a ser avaliada é a ex-prefeita da cidade, Carla Machado, a "Baronesa", como assevera a sua ex-cunhada. Segundo especialistas, em São João, Carla tem o 'apoio' da prefeita Carla Caputi e de "nove vereadores". Esses vereadores são instados a dobrar com candidatos a federal de outras áreas do estado, com o compromisso de garantir votos para Carla Machado como recompensa pelo apoio. Estratégia interessante.
Machado ainda teria como munição cerca de seis mil Cartões Cidadão no valor de 600 reais por mês cada, que deverão ser reajustados para 800 reais ainda este ano na cidade de São João da Barra, além de mais dois mil funcionários contratados pela prefeitura sem concurso. Claro, pessoas leais ao Machadismo.
O seu mandato tem sido inexpressivo, não correspondendo ao anseio de seus eleitores na cidade e tem demonstrado bastante desconforto com as realizações e investimentos contínuos do deputado Bruno Dauaire, atual secretário de Habitação de Interesse Social do Estado do Rio de Janeiro, na cidade.
PT INSATISFEITO
Após o Partido dos Trabalhadores (PT) abrir uma comissão para analisar o voto da deputada Carla Machado pela revogação de Rodrigo Bacellar, Danilo Dutra, presidente do PT, em Campos, condena atitude da deputada estadual no plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
Na votação que decidiu pela revogação da prisão do, até então, presidente da Casa de Leis fluminense, a deputada sanjoanense foi a única da bancada petista a favor de Bacellar. À época, o PT divulgou uma nota, afirmando que a decisão de Carla Machado representa uma “reiterada desconsideração das orientações partidárias” e que isso “fragiliza a unidade do PT e compromete a confiança necessária à ação política conjunta”.
Danilo destaca que em outros momentos Carla rechaçou as determinações do partido que ela saiu em 2016 e retornou em 2022 para ser candidata ao parlamento do estado do Rio.
“Em 2024, ela transfere o título para as cidade de Campos, visando a candidatura à prefeitura, e quando não consegue por uma questão judicial, não apoia o nosso candidato e faz campanha abertamente para outra pessoa. Esse foi o primeiro grande fato que mostrou a falta de compromisso dela com o Partido dos Trabalhadores, com o nosso programa partidário”, relembrou o presidente. Carla esteve na campanha da candidata Delegada Madeleine, do União Brasil, que tinha apoio da família Bacellar.
Dutra ainda crítica: “Ela quebra a nossa orientação partidária. Isso é um caso muito grave que ela precisa responder e ser ouvida também, ela tem esse direito de defesa dentro do nosso partido. Mas só contribuir com a campanha na região não é o que define a pessoa ser petista, não. Há outros compromissos com o nosso programa, com a nossa direção partidária, com nossos objetivos, táticas, coisas que ela não cumpriu”.
BRUNO DAUAIRE
O atual e a caminho do seu quarto mandato na Alerj, o deputado Bruno Dauaire, atual secretário de Estado. Dauaire tem o apoio de dois vereadores na Câmara de São João da Barra, além de estar concluindo obras no município
O deputado estadual licenciado e secretário de Habitação de Interesse Social do Estado do Rio de Janeiro Bruno Dauaire segue com atuação integrada que reúne Segurança Pública, pavimentação, urbanização em Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Sua articulação junto ao Governo Cláudio Castro tem garantido investimentos em pavimentação de ruas e estradas, áreas de convivência e implantação de uma série de equipamentos públicos.
Bruno não para anunciar a realização de obras para o município, como o sonho antigo da população de Grussaí começou a ganhar forma. A tão esperada urbanização e pavimentação da orla do outro lado da Lagoa de Grussaí, asfalto para o quinto distrito, quadras de futebol e um investimento de R$ 500 mil para a instalação da Base da Segurança Presente em São João da Barra.
A família Dauaire sempre teve muitas pessoas leais ao grupo político, desde o avô Alberto Dauaire e do pai, Betinho Dauaire, que foi um grande prefeito de São João da Barra.


.jpg)
.jpeg)

